Top Social

Resenha | A 5ª Onda - Rick Yancey

sábado, 4 de julho de 2015
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.

No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles - os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um, que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que estar sozinho é estar vivo, até conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, ele pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão - ou até a si mesma. Mas ela deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

"Tínhamos encarado a face da Morte, e a Morte piscou primeiro. Se você acha que isso fazia com que nos sentíssemos corajosos e invencíveis, está enganado."

Não creio que seja de conhecimento geral que esse livro estava na minha wishlist desde o ano passado, apenas aguardando a oportunidade certa de ser comprado e devidamente lido, e que minhas expectativas já haviam passado do limite aceitável. Então, quando o ganhei no meu aniversário, rapidamente o nomeei o primeiro da fila, deixando outros títulos para trás, e posso garantir que não foi uma decisão ruim. 

Confesso que nas primeiras páginas a trama ainda não tinha me cativado completamente, então já estava começando a pensar que havia esperado demais e que iria me decepcionar. Mas isso tem motivo: a narrativa do autor é diferente da que estou acostumada e isso me causou uma tremenda estranheza no início (o que é compreensível). Depois de algum tempo a história pareceu fluir com mais facilidade e logo me senti dentro daquele mundo pós invasão alienígena.

De todos os elementos presentes nessa obra, o que eu mais gostei foi exatamente isso; o fato de me sentir como uma das personagens. É bem perceptível uma vez que você começa a ler, mas vou tentar explicar. O livro apresenta vários pontos de vista e em todos momentos é como se o leitor estivesse correndo ao lado do narrador, partilhando suas dúvidas e suspeitas. E, acredite em mim, existem muitas suspeitas - são um total de 367 páginas recheadas com reviravoltas que te deixam de boca aberta.

Cassiopeia Sullivan se tornou uma das minhas protagonistas favoritas. Como não gostar de alguém que carrega um ursinho de pelúcia ao lado de um M16?! E os comentários irônicos preenchem cada canto de seus pontos de vista. O romance com Evan Walker é, digamos, morno. Por algum motivo, não consegui sentir nenhuma conexão com o personagem, então acabei não gostando tanto da relação amorosa dos dois. 

"Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer." 

No geral fiquei bastante satisfeita com tudo o que foi oferecido pelo autor. Os personagens, a trama, o cenário, as reviravoltas... Tudo faz com que A 5ª Onda seja um livro incrivelmente brilhante que merece estar na estante de muitas pessoas e ser mais conhecido aqui no Brasil. Mal posso esperar para acompanhar o destino de Cassie e dos outros em The Infinite Sea.


Rick Yancey criou uma nova Terra, onde nada nem ninguém é o que aparenta ser, o que torna impossível o estabelecimento de laços baseados na confiança. Estou ansiosa para o lançamento da continuação, em setembro desse ano, e por mais notícias a respeito da adaptação, que contará com Chloë Moretz no papel principal. Espero que tenham gostado da resenha!


Um comentário on "Resenha | A 5ª Onda - Rick Yancey"
  1. Oiee, tenho vontade ler a 5 onda, e ele está na minha lista há um tempo, mas por enquanto não é minha prioridade kkkkkk Assim que der, vou lê-lo com certeza. Adorei a resenha. Beijos!!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir