quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Minha Primeira Bienal do Livro


Em pouco menos de um mês terá início a XVII Bienal Internacional do Livro Rio, evento que todos na blogosfera literária já conhecem bem. A Bienal reúne diversas editoras que se propõem a agradar seus leitores com mimos que vão desde promoções relâmpago até sessões de autógrafo com autores conceituados. E, em 2013, tive minha primeira experiência com tal evento.

Lá atrás, com meus dezessete anos, nunca havia comparecido a Bienal, apesar de me considerar uma leitora "experiente", mas acreditava entender perfeitamente o funcionamento do evento. Bom, eis que eu era apenas uma criança verde de verão e não sabia nem a metade. 

Lembro de entrar no pavilhão principal, após duas horas de fila, e constatar que aquilo era completamente diferente do que sempre imaginei. A Bienal é gigantesca! E várias pessoas, de diversos estados, comparecem, então é preciso uma estrutura monstruosa para que todos fiquem confortáveis - infelizmente, naquele ano, a organização (no dia em que compareci) foi um pouco precária. 

Meu maior - e talvez único - objetivo era conseguir conhecer Matthew Quick, autor de "O Lado Bom da Vida", cuja adaptação havia atingido sucesso mundial. E, felizmente, meu livro se encontra autografado na estante. Porém não foi tão fácil assim. O primeiro sábado contava com a presença de outro autor renomado: Nicholas Sparks. E quem estava lá sabe o caos que aquelas paredes precisaram conter, especialmente durante a entrada e distribuição de senhas.


Em relação a compra de livros, confesso que me decepcionei um pouco, pois estava esperando mais promoções por parte de grandes editoras e, em alguns casos, encontrei livros com o dobro do preço sendo anunciados como se houvessem recebido desconto (oi?). Tive alguns achados na Bienal, é claro, e seria mentira dizer que é impossível achar obras com preços acessíveis - basta saber onde procurar ;) 

No geral, foi um experiência incrível. Por mais que não tenha saído como o planejado, consegui sentir o que todo o evento representa para a comunidade literária, digamos assim. Além de conhecer autores, visitar estantes e tirar fotos, é possível encontrar novas pessoas e, sinceramente, fazer amigos que compartilham os mesmos gostos. E mal posso esperar pela chegada do mês que vem.

XVII Bienal Internacional do Livro Rio, aí vou eu!








9 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem? Quando eu era pequena, eu cheguei a ir a bienal com o colégio, mas fazia tempo que não ia, então considero 2013 minha primeira Bienal também. Como eu fui em dia de semana, estava até tranquilo, tirando a quantidade enorme de crianças... mas deu para aproveitar.

    Realmente faltou organização, e o que aconteceu na fila de sessão de autógrafos do Nicholas Sparks foi um absurdo. Espero que esse ano eles melhorem isso, pois vai ter muito autores bons no mesmo dia, então vai ser bem tenso. Mas que bom que você conseguiu o autografo do autor.

    Os preços de livros também não valem tão a pena... já que as vezes a gente compra muito mais barato em promoção de lojas online. Mas por exemplo, a Intrínseca tinha ótimos livros e bem baratos, espero que esse ano também tenha. O bom é ir mesmo para pegar marcador (amo) e encontrar amigos, além de autografar nossos livros.

    Espero que seja uma ótima Bienal para você!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Nunca fui numa Bienal :/ o fato de eu morar em um estado que não é o RJ nem SP não ajuda também né, rs, nesse ano estou me programando para a do Rio e estou bem ansiosa *-*

    Beijos,
    http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii,nunca fui em uma bienal,mas este mês vou para a I Fenelivro-Feira nordestina de livros,que vai acontecer no centro de convenções do Recife-Pe,acho que vai ser legal!
    ----------
    Conheçam meu blog!
    http://garotoaocubo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, é muito legal reviver essas experiências né? Infelizmente nunca fui na Bienal por ser muito longe da cidade onde eu moro, então realmente não vale a pena para mim. Mas talvez para o ano que vem se eu me preparar desde cedo, eu consiga ir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fer. Também aconteceu a mesma coisa comigo, mas não fui com a intenção de encontrar um autor e sim comprar livros baratos, acabei voltando para casa com várias fotos e livros, hauhauha. Enfim, a bienal desse ano vai ser um arraso, tô muito ansiosa!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa também foi minha primeira bienal e foi fantástica. Consegui muitos autógrafos e comprei muitos livros. Estou super ansiosa para chegar a Bienal e me divertir batsante. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda... estou morando a 12 anos em sampa, mas só tive a oportunidade de ir a bienal no ano passado... eu sempre gostei de livros... a leitura faz parte da minha vida, mas vim me ligar nessas coisas de bienal somente depois de ter o meu blog... descobri tantas coisas legais no mundo literário e conheci pessoas maravilhosas também.... ano passado foi punk... porque o pessoal da organização pecaram muito e na parte gastronômica também.... eu não consegui conhecer ninguém internacional, mas conheci muito autores nacionais e revi autores que considero demais...a bienal é o mundo dos sonhos para o leitor... aproveite o máximo que puder... eu só vou no ano que vem aqui em sampa... Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Também fui na Bienal do Rio em 2013 e foi uma experiência única. Infelizmente esse ano não irei, mas estou acompanhando todas as notícias do evento. É algo tão bacana que a gente se organiza bem antes para aproveitar tudo. Esse ano tá incrível com vários autores nacionais e internacionais famosos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha eu adorei a sua postagem
    Fico feliz que tenha gostado de ir na Bienal
    eu também amei quando fui e aproveitei bastante.
    Conheci vários autores e comprei varios livros que amei.
    Espero que aproveite bastante suas leituras =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir