Top Social

Resenha | Feitiço - Sarah Pinborough

quinta-feira, 6 de agosto de 2015
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
- Também sei que príncipes são apenas homens. E mais importante: não homens muito bons. E um castelo não pode dar a uma garota como você o que a mulher que há em seu interior vai desejar


A única maneira de começar essa resenha de forma honesta é dizer que eu estou destruída por causa desse livro. Pegando um gancho com a minha última postagem no blog: vários forninhos caíram durante essa leitura.

Seguindo o exemplo de Veneno, Feitiço não é nada parecido com o conto de fadas que a Disney nos conta. Nada de príncipe encantado, nada de “encontrar o amor verdadeiro durante um baile” e, o que mais me chocou, nada de madrasta e irmã do mal? Nessa história a madrasta de Cinderela - chamada Esme - não é exatamente má... Somente um pouco louca, e suas filhas - Ivy e Rose - são levadas pra dentro dessa loucura.

Eu vi muita gente reclamando da personalidade da Cinderela. Reclamando que ela não é a personagem inocente e bondosa que a gente conhece desde criança. Essa Cinderela tem ambições e pensamentos maldosos e não é a pessoa mais inocente do mundo em vários sentidos da palavra; Pra ser bem sincera, essa foi a razão pra eu ter gostado. Não que eu não goste da Cinderela inocente que dança ao redor do salão com o amor da vida dela e perde o sapatinho, eu a adoro. Mas essa Cinderela, a Cinderela de Feitiço, ela é real. Ninguém é bom o tempo inteiro, todos temos pensamentos impróprios sobre outras pessoas ou sobre nós mesmos, e ela é assim. Ela sente raiva, ela se sente sexy, ela quer poder, ela é uma pessoa real.

Mas a parte que mais gostei do livro foi ver como a história da Cinderela se mesclava com a da Branca de Neve. Tentar ler o papel de cada personagem e me perguntar “quem esse pode ter sido em Veneno?” foi uma brincadeira muito importante durante a leitura.




Por mais que eu tenha adora a história, adorado a ideia, adorado tudo, sempre acho que o nível cai um pouco em continuações que podem ser consideradas "desnecessárias". Mesmo assim, 4 ainda é uma nota muito boa e muito justa pra essa maravilha de livro.



32 comentários on "Resenha | Feitiço - Sarah Pinborough"
  1. Adorei esse quote que você separou. É bem o que penso! hehehehe
    Eu não gosto muito da Cinderela, aquela inocência toda me irrita, então acho que eu gostaria mais dessa Cinderela aí!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa Cinderela é de arrasar. Ela ainda tem um pouquinho da chatice da personagem, mas é bem mais... Real, por assim dizer.

      Excluir
  2. Oi Amanda...
    Eu já li Veneno e estou este em casa. Acho que nem tem porque reclamar, porque depois daquela Branca de Neve pervertida, só podíamos esperar uma Cinderela nada inocente rs
    Estou louca para ler o meu.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a Branca de Neve foi o primeiro baque assustador. Na Cinderela já estava mais acostumada haha'

      Excluir
  3. Eu sempre tive interesse de ler esse livro, mas eu fico meia que com receio de comprar e não gostar da leitura. Mas gostei bastante da sua resenha, até porque eu gosto da história da cinderela embora nesse livro já li em várias resenhas que é bastante diferente do que realmente é. Provavelmente irei ler, mas não agora, pois minha lista já está imensa, mas gostei bastante das suas consideraçòes =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro eu também fiquei com medo de ler, mas peguei com uma amiga porque ai não corria o risco de gastar dinheiro atoa. Aconselho a fazer isso se não tiver certeza. Pegue Veneno com alguém ou leia online, o que for mais confortável para você e se gostar, compre. E me avise se gostou ou não. Outras opiniões são sempre bem vindas no Meraki.

      Excluir
  4. Oi amanda, tudo bem?
    Não conhecia a história infelizmente, mas gostei da sua resenha. Tô tão atolada de coisa pra ler que nem sei por onde começar, então essa história vai ter que ser deixada um pouquinho de lado para eu ler mais pra frente haha!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que eu tenha pelo menos te deixado com vontade de ler hahaha'

      Excluir
  5. Hey!
    Nossa, me conquistou já pelo quote! hahaahha Amei a resenha, e já anotei a dica!

    beijos,
    Dai
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda. Vira e mexe essa trilogia está em promoção, sempre quis ler ela e sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler e fico feliz de ter adicionado um pouquinho mais de fogo na sua vontade. Obrigada :)

      Excluir
  7. Oláá´!

    Eu já vi diversas resenhas para esses livros e cada vez me apaixono mais por eles.
    Não li ainda mas gostei de saber como é enredo desse segundo. Achei interessante o fato da Cinderela não ser o que conhecemos, é bom para quebrar um pouco né?

    Espero ter o meu box logo <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor parte é ver eles quebrando as princesas. Acho que é uma coisa que precisa ser feita com mais frequência. Obviamente não daria esse livro para uma criança ler, mas gostaria que existisse uma versão das "princesas reais" para os pequenininhos.

      Excluir
  8. Olá!

    Esse quote é bem lacrador mesmo! Gostei muito da premissa desse livro, é interessante ver um ponto de vista diferente da Cinderela: ela fala mal dos outros, sente desejos, não é uma tonta. Pena que não tem madrasta, pois poderia ter uma ótima briga de egos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, até tem a madrasta, ela só não é exatamente como nós a vemos nos filmes. Ainda não sou muito fã dela, mas é menos nojenta. Só um pouquinho hahaha'

      Excluir
  9. Oi Amanda, tudo bom?
    Entendi o que você quis dizer quando disse que adorou tudo, mas que foi uma continuação desnecessária. Mesmo assim, quero ler, até porque tu mesma indicou.
    É bem legal saber que a Cinderela dessa história é como se fosse uma pessoa real, porque a Disney sempre trata as princesas como se fossem perfeitas, e quebrar isso é tão interessante pra mim...
    Adorei a resenha! Beijosss,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu continuo com esse pensamento. É uma trilogia muito boa, mas sobreviveria belamente se fosse só Veneno. Mas eu continuo indicando porque acredito ter uma escrita muito boa. Eu nunca minto pra vocês, então quando eu falo que acho um livro bom, é porque é isso mesmo.
      Obrigada ;D

      Excluir
  10. Oi Amanda, li o primeiro livro dessa trilogia e não tive estômago para continuar, achi que a autora viajou demais e depois de pegar alguns spoilers do segundo tive certeza que a melhor coisa que fiz foi não continuar a leitura. Mas assim como vc tem gente que curte, bom não dá para agradar a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tudo vai muito de gosto e não vou ficar horas discutindo por comentários tentando te convencer a achar um livro bom porque não é pra isso que eu faço resenhas - apesar de conhecer varias blogueiras que fariam isso. Eu estou aqui pra dar a minha opinião sobre os livros que leio e ouvir ~ler~ a opinião de vocês e, mesmo que não batam, fico feliz quando vejo um comentário aqui.

      Excluir
  11. Ainda não li o livro, mas tenho curiosidade.
    Eu realmente amei sua resenha e saber que a uma mesclagem entre a história da Cinderela e Branca de Neve me agradou muito. Estou louca para ler o livro depois da sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. A relação que eles fazem entre as duas princesas é bem legal e me surpreendeu bastante. Espero que você goste do livro.

      Excluir
  12. Amanda, adorei sua resenha. Esse é o tipo de livro que me despertou curiosidade. Parece que esse é um livro que mostra o outro jeito de como as coisas são, um pouco mais reais. Eu amo conto de fadas, mais sempre acreditei que deveria ser um pouco mais real, ter um pouco mais de senso.
    Beijos
    http://www.garotascomplicadas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são bem mais humanos que nos filmes. A Cinderela mesmo, ela sente inveja, raiva... Tudo o que uma pessoa normal sente. O que a gente não vê na Disney. Então é um ponto de vista realmente interessante.

      Excluir
  13. Oie,

    Ah eu sou louca pela Cinderela ela é a minha personagem favorita da Disney, bom com certeza eu iria amar esse livro porque gosto muito de releituras de contos de fadas, e da minha personagem favorita então, com certeza vou ter que ler esse livro.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Releitura de conto de fadas são as melhores coisas. Por isso sou tão apaixonada por Once Upon a Time. Pra mim quanto mais Contos de Fadas melhor. Releitura, novas versões, remakes... Tudo! Pra mim todos poderiam investir nisso e me deixar feliz.

      Excluir
  14. Oi Amanda, minha amiga leu e disse que gostou muito da leitura, só que eu fico nessa de se leio ou não e sempre deixo algumas leituras passar na frente, quem sabe mais para frente eu leia :D

    Bjs!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse é um livro de momento. Você tem que estar no momento certo pra gostar porque as princesas são tudo menos perfeitas. Talvez se eu tivesse lido na fase - que eu quase nunca saio, mas as vezes acontece - "Disney é vida", eu não teria gostado tanto.
      Leia quando sentir que está na hora, enquanto não chega... Leia o que seu coração mandar ;D

      Excluir
  15. Oii!

    Mais um livro de contos de fadas?! Quero! Amo livros de contos de fadas na atualidade ou que mostram uma história diferente da que conhecemos ^^ Já vou colocar na listinha!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou em contos de fadas, falou comigo! hahahaha' Simplesmente adoro tudo que tenha o minimo de magia.
      Obrigada :D

      Excluir
  16. Oi Amanda, de toda a trilogia esse é o meu favorito. Adorei a finalização da história da Branca de Neve e a história da Cinderela, principalmente por esse fator dela não ser completamente inocente.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu achei a conexão entre as duas histórias genial. Super bem feita. Meio que me deixou pensando "como eu nunca tinha pensado nisso antes?".

      Excluir