quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Resenha | Olho por Olho - Jenny Han & Siobhan Vivian

Alguma vez você já quis se vingar de alguém que a ofendeu? Uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde a sua infância... Alguma vez já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? A maior parte de nós não pode dizer que sim. Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary. No entanto, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do "aqui se faz, aqui se paga" poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. 

Kat, Lillia e Mary querem se vingar daqueles que, em algum momento de suas vidas, seja no passado ou no presente, as prejudicaram e magoaram. Mas cada uma tem uma ideia de vingança diferente. Isso fica bem claro ao decorrer da leitura, uma que vez que as três têm pontos de vista distintos. Achei o máximo que as autoras tenham feito isso, porque, dessa forma, cada personagem apresenta uma personalidade própria.

Minha estante anda cheia de livros contemporâneos e tenho gostado bastante desse gênero em particular. Mas confesso que estava um pouco receosa em relação a leitura desse livro pelo simples fato de ter medo do desenvolvimento ser um pouco desconexo por ter mais de um autor, assim como 16 Luas. Ainda bem que me enganei completamente e me apaixonei pela escrita de Jenny Han e Siobhan Vivian.

Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode ser considerar a caça.

A forma como as duas construíram cada personagem, fazendo com que os mesmos fossem quebra-cabeças de muitas peças ainda ocultas, foi maravilhosa. Sempre que pensava conhecer alguém e esperava por alguma atitude clichê, acabava surpreendida. E o cenário foi tão bem trabalhado que me pareceu real. A Ilha Jar é um sonho de verão. 

Olho por Olho me fez ter vontade de conhecer o trabalho de Siobhan Vivian, que parece ser bem similar ao de Jenny Han. Aliás, encontrei várias características de Han nesse livro, como por exemplo a leitura fácil e rápida; algo típico de suas obras. O tempo passou voando - quando me dei conta estava de queixo caído com o final e mergulhando de cabeça na continuação. 


Às vezes não acredito na sorte que tenho com determinados livros, especialmente aqueles que compro por achar a capa bonita ou me interessar pelo autor, como foi o caso de Olho por Olho. Foi uma leitura de uma tarde, por estar extremamente intrigada com a história. Apenas um conselho: tenha a continuação, Dente por Dente, esperando na estante antes de chegar as últimas páginas, pois o final é daqueles que te deixa ansiando por mais e mais. 








Um comentário:

  1. Oi Fernanda!
    Essa história parece ser intrigante e daquelas que faz o leitor devorar o livro em apenas algumas horas. Fiquei curiosa para saber como será a vingança dessas meninas.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir