Top Social

Resenha | Para Todos os Garotos que Já Amei - Jenny Han

quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Lara Jean Covey é uma adolescente americana comum. Uma adolescente que escreve cartas a todos os garotos que já amou, quer tenha sido um relacionamento platônico ou não. Lara Jean nunca enviou nenhuma de suas cartas. Porém, como mágica, os destinatários as recebem, gerando resultados inesperados.

Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam. 

Se alguém, atualmente, me pedisse para listar cinco dos meus autores favoritos de young adults contemporâneos, Jenny Han certamente estaria nessa lista. Ela é, desde 2012, uma das autoras que mais admiro e, por consequência, um dos nomes que me faz comprar um livro sem ao menos ler a sinopse, porque sei que será uma leitura prazerosa. E, até agora, não me enganei. 

Para todos os garotos que já amei narra um tipo de história que, por algum motivo desconhecido, mexe com o leitor. Não, não é a melhor trama do universo e está cheia de clichês adolescentes e situações previsíveis. Mas Jenny consegue falar a respeito da vida desses personagens de uma maneira tão simples e honesta, digamos assim, que nos sentimos atraídos por eles e pelo que está por vir. 

Para ser completamente sincera, não simpatizei com Lara Jean no início da leitura. Logo nos primeiros capítulos seu jeito meio infantil me incomodou. Porém, ao longo das páginas, com o desenvolvimento da protagonista, pude sentir que nós duas possuímos diversas semelhanças. E é sempre bom quando conseguimos nos conectar com personagens dessa forma - a experiência de leitura é mais real.

O cenário criado por Jenny Han é visualmente agradável, uma vez que a autora procura focar em detalhes específicos, para que o leitor veja a pintura por completo, mas saiba que existe uma pincelada muito importante no quanto esquerdo. (Desculpem a analogia). E todos os outros personagens que compõem esse cenário em tons pastéis são, a sua maneira, especiais. Apesar do clichê, todos nos surpreendem.


Mesmo me irritando ao longo das páginas, consegui entender Lara Jean, o que acabou sendo uma surpresa. Logo, não pude deixar de amar cada segundo dessa narrativa pontuada por diversas quotes bacanas cheias de ensinamentos e personagens marcantes. Esse é um livro que, lá fundo, dirá muito sobre crescer e amadurecer, de forma bem sutil. Impossível não se apaixonar.


9 comentários on "Resenha | Para Todos os Garotos que Já Amei - Jenny Han "
  1. Nunca li Jenny Han, tenho vontade de ler Olho por Olho, mas ainda não tive oportunidade. Que bom que você se identificou com a personagem, é realmente muito legal quando isso acontece, isso já aconteceu comigo algumas vezes, e eu também fiquei meio aborrecida com o personagem XD.
    Amei sua resenha ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro esta entre os meus desejados, nunca li nada da autora, mas como amo YA, preciso dar um jeito nisso o quanto antes. Adorei a resenha, fiquei curiosa para conhecer essa protogonista.

    http://sobremimemeumundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ele está na minha lista, apesar de que acho a escrita dela um pouco arrastada, vide a duologia Olho por Olho, escrita em parceria com a Siobhan Vivian. Mas, espero que ela me surpreenda!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Gostei de saber que o livro é regado de clichês mas que mesmo assim a escrita da autora chama atenção. Eu acho que autores assim merecem muitas coisas.É tão dificil conseguir manter um padrão e supreender em um livro hoje em dia que muitas vezes a escrita que salva os clichês.

    Não vou ler no momento porque vai ter continuação e eu estou passando esse tipo de livro;

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Conheci o trabalho dessa autora lendo O verão que mudou minha vida e adorei o trabalho dela.Comecei a ler Para todos os garotos que amei, mas ainda não terminei e não gostei de saber, que tem continuação, do livro até onde li, não gostei da irmã mais velha da Laura, mas ainda não terminei, gostei da resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas sempre vejo muitas pessoas falando bem. E nossa, sei essa sensação de pegar um livro de um autor que você ama mesmo sem ler a sinopse e saber que irá gostar, e o melhor é quando isso realmente aconteça.

    Acho que clichê quando bem trabalhado pode ser muito bom, e que bom que mesmo se irritando com algumas características da Lara, você conseguiu se identificar com ela. Parece ser uma leitura leve e agradável.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oii

    Todos falam muito bem desse livro.
    E confesso, como fã da autora, que estou louca para começar ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros clichês, e esse parece uma ótima leitura.
    Achei bem bacana esse enredo, e mesmo você falando que a personagem é um pouco irritante, eu fiquei bem curiosa pra ler e ver o desenvolvimento do personagem

    ResponderExcluir
  9. Eu amei ese livro demais, demais, como você pode ver na minha resenha, que já comentou lá no Let It Shine.
    Conheci a Jenny Han com esse livro, mas, já baixei "O verão que mudou a minha vida" e to ansiosa pra ler.
    Adorei a resenha, apesar, de achar a Lara Jean muito pensativa as vezes o que me irrita.
    To lendo a continuação dele e amei, até a Lara Jean pensar demais, parei no capitulo 25, mas, quero terminar logo pra saber o final. hahahaha

    ResponderExcluir