Top Social

Review | Descendentes (Disney)

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

No dia 31 de Julho estreou nos Estados Unidos um dos filmes da Disney mais aguardados do ano. Estrelado por Dove Cameron, Booboo Stewarts, Sofia Carson e Cameron Boyce como os filhos dos vilões mais conhecidos dos contos de fadas, Descendentes foi assistido por 6,6 Milhões de pessoas em sua estreia e já tomou o lugar de filme de TV com maior audiência do ano. O filme também marca a volta - triunfante - de Kenny Ortega aos musicais da Disney.




Há mais ou menos um ano a Disney anunciou que iria produzir um life-action dos filhos de quatro de seus vilões: Malévola, Jafar, Rainha Má e Cruella De Vil. Também foi anunciado que o filme seria dirigido por Kenny Ortega, diretor consagrado no canal por seu trabalho em High School Musical. Obviamente depois dessas informações marquei a data na minha agenda e aguardei ansiosamente a estreia do que eu esperava ser uma redenção da Disney por Teen Beach Movie.


O filme começa nos atualizando no que aconteceu com os vilões e heróis e nos mostra Ben - filho da Bela e a Fera - fazendo sua primeira proclamação como Rei: filhos dos vilões serão aceitos em Auradon Prep (o Ensino Médio dos heróis). E é ai que nós conhecemos nossos quatro protagonistas: Mal, filha da Malévola; Jay, filho do Jafar; Evie, filha da Rainha Má; e Carlos, filho da Cruella.

Os quatro recebem a notícia que irão sair da Ilha dos Perdidos e estudarão em Auradon e recebem ordens dos pais para encontrar e roubar a varinha magica da Fada Madrinha - sim, a do Bibbidi Bobbidi Boo - e libertar os vilões para que eles possam finalmente dominar os reinos.

Primeiramente, vamos falar de escolha de elenco. A Disney, geralmente, tem um olho muito bom pra elenco e Descendentes entra nessa linha. Talvez tenha sido mais por parte da caracterização, mas fica bem claro, durante todo filme, de quem cada personagem é filho. Eles também não se prendem ao Estados Unidos quando procuram seus atores. O Príncipe Ben (Michell Hope) veio diretamente da Austrália e Evie (Sofia Carson) traz o poder Latino que nenhum americano consegue resistir.

Aproveitando o gancho da caracterização, vamos falar sobre o figurino - que carrega 50% do personagem. A primeira vez que nós vemos os filhos dos vilões, eles estão na Ilha e suas roupas são bem pesadas e marcantes - e segundo os atores, são os visuais preferidos deles -, mas durante o filme e conforme eles vão se acostumando com a vida longe dos pais, as roupas começam a ficar mais leves e normais. De um modo geral o figurino acompanha o desenvolvimento dos personagens sem deixar de representar suas linhagens.

O quesito dança nos filmes do Kenny Ortega também é uma coisa bem marcante e foi nessa parte que eu senti uma pegada High School Musical gostosa. Ortega não é somente um diretor, ele também é dançarino, o que significa que todas as danças tem um pouquinho dele e são extremamente grandiosas. Os próprios atores comentaram o fato que movimentos que eles passavam 3 semanas ensaiando, na hora da gravação eram modificados ou substituídos, mas ele consegue, de alguma forma, ter um poder tão grande sobre seus atores e um controle tão bom sobre sua produção que no final parece que eles estavam ensaiando aqueles passos desde o primeiro dia.

A última parte é a mais importante, a trilha sonora. A primeira música de todo filme - e a que foi usada desde o começo para divulgação - é Rotten to the Core. É o primeiro número, o primeiro grande espetáculo e Ortega queria que fosse uma surpresa para os fãs. Ninguém espera uma grande performance nos primeiros 10 minutos de um filme. Mas é Kenny Ortega na Disney e tudo pode acontecer e por isso o filme também fecha com uma grande apresentação: a última música, Set It Off, conta com todo o elenco jovem e foi o modo perfeito de encerrar o filme. Entretanto, sempre tem uma música que causa divergências. Muitos fãs oldschool reclamaram da versão moderna de Be Our Guest feita pelo filho da própria Bela, mas, em uma visão ampliada, foi um preso baixo a se pagar em um filme tão bem estruturado.

O melhor de Descendentes é ver um pouco do After Ever After vindo diretamente da fabrica de contos de fadas. E no final do dia não tem como não gostar de um filme da Disney, principalmente um dirigido por Kenny Ortega.


17 comentários on "Review | Descendentes (Disney)"
  1. Quero assistir com certeza!
    Bom saber que é tão legal assim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. eu detesto esses musicais teens da disney, tenho horror a HSM rsrsrs
    vi algumas opiniões bacanas sobre esse filme mas não me empolguei em nada pra ir assistir...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho lido muita coisa sobre o filme e estou muito interessada em assistir. A curiosidade só aumenta. Gostei bastante das resenhas e dos pontos que você ressaltou. Espero que o filme também me agrade.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda,
    esse é definitivamente o tipo de filme que não me atrai.
    Por isso já sei que não assistirei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá !! Eu já assisti esse filme algumas vezes e gosto muito dele,mas foi legal conhecer alguns detalhes que me escaparam. A caracterização deles é muito boa mesmo e eu adoro essa pega High School Music.

    Deu até vontade de rever....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Nunca assisti esse filme, também não sou chegado muito em filmes da Disney (não tive infância kkkk), o único filme que eu gostei foi Ratatouille. Achei esse filme bem leve, não sei se eu daria uma chance.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Quando vi que o Kenny Ortega ia dirigir o filme eu fiquei muito feliz, pois ele fez um trabalho fantástico com HSM, porém eu tinha uma ideia totalmente diferente sobre como seria esse filme. Ainda não me decidi se vou ver ou não.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É... musicais da Disney não são para mim. Acho que sou velha demais para isso (já tive horror a High School Musical e eu tinha alguns anos a menos, hehehe). Mas confesso que fiquei curiosa para saber qual é filho de quem, entre os atores que estão na primeira foto do post (já que só a filha da Malévola fica evidente)!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Confesso pra vc que eu amo os filmes da disney kkk
    Morro de vontade de assistir esse filme, mas ainda não tive a oportunidade de ver.
    Adorei a sua resenha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Amanda lindona gostei muito da premissa. bem interessante ainda mais tendo vilões. Os filmes da Disney são sempre maravilhosos e uma trilha sonora que nos encantam. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o anúncio desse filme fiquei com um pé atrás, demorei um pouco para perceber quem cada um era filho (claro que tirando a Malévola) e tive receio do que eles fizeram com a história. Confesso que não é o tipo de filme que me agrada, mas quem sabe eu assista.
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Nem tava sabendo disso e assim nao me interessei muito nao. Mas vamos vercse vai ser bom mesmo
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sabia desse filme mas já quero assistir
    Tudo que vem da disney é perfeito rsrs
    Adorei os pontos positivos que vc citou
    Com certeza vou assistir

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sei, não achei o filme legal, e mesmo voc~e falando que os personagens são exatamente ''filhos dos vilões', com as mesmas personalidades e bem parecidos com os atores, não achei eles simpáticos.
    Acho que teria curtido mais se fosse uma animação

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Esse filme não chamou minha atenção, não é todo filme da Disney que é bom, se fosse uma animação eu provavelmente assistiria.
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse filme e gostei muito da ideia de conhecer os filhos dos vilões do conto de fada. Queria saber como foi desenvolvido toda a trama.
    Adorei a sua crítica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olha tenho que confessar que gostei do filme, mas eu achei que poderia ser melhor viu?
    E outra coisa, pelo menos é melhor do que aquele team beach que achei um pouco sem noção =x
    Mas mesmo assim DESCENDENTES veio para despencar aquele outro filme pelo menos.
    Achei legal, mas eu acho que a trama poderia ter sido melhor desenrolada. Poderia ter mais acontecimentos entre o BEM E O MAL enfim....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-fragmentados.html

    ResponderExcluir