sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Quadrinhos de Setembro


Setembro chegou ao fim, o que significa que podemos acordar Billie Joe Armstrong e compartilhar o saldo positivo do mês, nesse caso, o saldo referente aos quadrinhos. Apesar desse mês ter sido composto por trinta dias de pura loucura, graças a Bienal do Livro e as preocupações da faculdade, consegui ler algumas coisas bem bacanas que acabaram me surpreendendo. Espero que gostem! 


Batman - Ano Um 


O mês de setembro começou com a leitura de Batman - Ano Um, que é a reinterpretação da origem do Morcego por Frank Miller e David Mazzucchelli. E, depois de várias tentativas de escrever a respeito dessa HQ, cheguei a conclusão de que teria sido algo mais prazeroso se tivesse lido em outro momento. Não sei exatamente o que não me agradou a respeito da história - além do tom melancólico dos personagens principais (Gordon e Bruce), então só posso assumir que não foi a hora certa. Espero poder reler no futuro e apreciar melhor essa obra. [3,5 ESTRELAS]


V de Vingança 

Uma das primeiras obras em quadrinhos que li quando dei início a minha jornada, por assim dizer, foi Do Inferno, escrita por Alan Moore. Desde então, sempre que vejo seu nome na capa, me interesso imediatamente, sem nem me importar em saber do que se trata o conteúdo. E, quando descobri que V de Vingança (filme que quero assistir, porém ainda não o fiz) era uma HQ de sua autoria, precisei conferir o trabalho.

Dividida em três partes (ou tomos, como quiser), V de Vingança é uma obra genial que nos apresenta personagens complexos e uma trama muito bem orquestrada, com início meio e fim, sem deixar pontas soltas. Centrada nos resultados da guerra e na degradação da sociedade, a história, protagonizada por V, se desenrola de maneira graciosa aos olhos do leitor, surpreendendo e impactando, provando que não, quadrinhos não são feitos somente para crianças. [5 ESTRELAS]


A Saga do Monstro do Pântano - Livro Um 

Após uma ressaca proporcionada por V de Vingança, me dediquei a leitura de mais uma obra de Alan Moore - dessa vez, Monstro do Pântano. Confesso que inicialmente não me senti muito atraída pela proposta e acabei deixando a HQ de lado. Entretanto, a partir do momento em que passei da primeira página, foi difícil parar.

Neste primeiro volume, Moore reconstrói toda a origem do personagem, então temos todas as explicações para a "condição pantanosa" de Alec Holland, logo, é impossível não querer descobrir o que irá acontecer em seguida, uma vez que vemos o personagem desde sua criação. E o Monstro do Pântano é um protagonista peculiar, que apresenta ótimos monólogos em seus debates internos, e que funciona muito bem com os demais elementos (personagens e cenários) ao longo da trama.

Meu único incômodo foi Abigail "Abby" Cable, amiga de Alec. A personagem, nesse primeiro instante, não conseguiu me convencer, parecendo a típica coadjuvante que já sabemos que rumo terá de acordo com o desenrolar da trama. Um pouco previsível, talvez. [5 ESTRELAS]


A Saga do Monstro do Pântano - Livro Dois 

Ironicamente, Abby Cable ganha mais destaque nesse segundo volume, assumindo o posto oficial de interesse amoroso do Monstro do Pântano. E, apesar de ainda não ser completamente fã da personagem, comecei a admitir que ela apresenta certa importância para a trama e para construção da humanidade, por assim dizer, do Monstro.

Deixando isso de lado, vale ressaltar que a leitura das últimas edições desse volume (sem spoilers) é como uma poesia explodindo em cores. Algo que é visualmente incrível, meio psicodélico até, e com uma narrativa excelente. Ao decorrer das páginas consegui esquecer, momentaneamente, minha antipatia por Abby. [4 ESTRELAS]



9 comentários:

  1. Não sou muito fã do Batman- Ano Um, apesar de ser fã de carteirinha do heroi. Tem algo na história que me deixa meio entediada, não sei explicar. ASHUHUAS E V de Vingança é maravilhoso né? Um dos meus favoritos.


    beijos,
    Kamylla Prado.


    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  2. Não li nada do que você leu, mas tô meio surtada querendo Batman ano Um já vi muita gente falando bem e dizendo que é uma leitura obrigatória pra quem gosta do homem morcego. o/

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?
    Sou louca para ler mais quadrinhos, e até comprei alguns, mas sempre fico desmotivada de tirar da estante e ler. Dos que você leu, só conheço V de Vingança, por causa do filme. Estou tentando comprar essa HQ a bastante tempo, já que eu adorei o filme e estou muito ansiosa para saber como a história foi retratada no quadrinho.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler quadrinhos, mas as histórias desses são bem interessantes... Eu comecei a me interessar de uns tempos pra cá, quando quase comprei o Maus, ainda quero muito ler, então acho que vai ser meu primeiro quadrinho "de verdade" depois de turma da mônica

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum deles. Mas recentemente tenho me sentido muito atraída por esse tipo de produção e não sei bem por onde começar, Talvez seja a hora de escolher um dos citados e tentar me aventurar por ele.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã de quadrinhos desse estilo, sou mais dos da turma da mônica, hahaha.
    Mas um que quero ler é V de vingança *-*
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, tudo bem? Não curto muito a leitura de quadrinho... acho que os últimos que li foram os da turma da Mônica, haha. Enfim, achei bem legal suas leituras... já tinha visto o filme "V de Vingança" no colégio e é muito bom. Realmente existe esse negócio de não ser a hora certa para um livro e acabamos não gostando tanto.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!
    Não sou muito de Quadrinhos, mas tenho um curiosidade em ler, e estou querendo ler em inglês para treinar, irei providenciar. Também tenho planos de assistir o filme "V de Vingança" mas sempre adio, assim como Psicose, preciso mudar isso rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Acho que já disse aqui que não sou fã de HQs, quer dizer, acho muito legal todos os traços e até mesmo o enredo, mas não é algo que me atrai muito para leitura. Entretanto eu gosto das suas divulgações porque meu namorado adora e eu uso todas as dicas para comprar para ele <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir