Top Social

Resenha | O Mar Infinito - Rick Yancey

sábado, 19 de dezembro de 2015
Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.

Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Antes de escrever essa resenha, senti que precisava reler minhas impressões acerca do primeiro livro, visto que isso sempre ajuda a organizar as ideias. Ao fazê-lo, me surpreendi com o que havia escrito a respeito de A 5ª Onda, pois o início dessa trilogia me agradou de uma forma que não recordava, o que me fez perceber que deveria ter iniciado a leitura de sua continuação com um pouco mais de empolgação. 

Deixem-me explicar. Não estava particularmente empolgada com O Mar Infinito após suas primeiras páginas, pois Cassie e Zumbi, também conhecidos como os protagonistas que mais me cativaram, não tiveram tanto destaque, já que a narrativa inicial ficou por conta de Especialista. E, infelizmente, ela nunca foi uma das minhas favoritas, assim como Evan Walker, o que acabou prejudicando um pouco a experiência. 

Some isso ao fato de que os acontecimentos relativos ao desfecho de A 5ª Onda não estavam tão nítidos em minha memória e será possível obter uma leitura lenta e um pouco desgastante até. Todavia, a partir da página 100, as coisas mudaram e os parágrafos ganharam um desenvolvimento melhor e tudo correu de maneira muito mais harmoniosa.

[...] eu não sei o que é mais desumano: os seres alienígenas que criaram esse novo mundo ou o ser humano que considera, mesmo que por um instante, apertar o botão verde.

Apesar de ter desfrutado grande parte da história, achei que alguns temas permaneceram muito rasos em contrapartida a outros que foram pouco desenvolvidos e mereciam certa atenção. Ao meu ver, certos aspectos acabaram sendo citados para que pudessem ser elaborados futuramente no livro final da trilogia - o que não é um problema -, porém, acabou sendo maçante (para mim) ter apenas uma direção a seguir, uma vez uma vez que no livro anterior havia uma quantidade enorme de informações e pontos de vista diversos. 


No geral, Rick Yancey apresentou uma leitura prazerosa que entretém o leitor, mas que não consegue manter o ritmo de sua antecessora, que entregava cenas de ação que tiravam o fôlego do leitor, que sentia-se parte do que estava lendo. É sempre ruim fazer comparações e tomar as mesmas como "verdades absolutas", mas no caso de uma trilogia/série, o esperado é que a trama escale a montanha, não desça aos poucos até tornar-se uma avalanche. 


NOTA: Não que o livro tenha sido horrível ou péssimo ou qualquer outro adjetivo de conotação negativa. Longe disso. Foi um bom livro. Só não conseguiu chegar aos pés do primeiro. Espero sinceramente que o próximo consiga conquistar da mesma forma que A 5ª Onda. 




11 comentários on "Resenha | O Mar Infinito - Rick Yancey"
  1. Oieee, acredita que não tenho vontade de ler esses livros referente a história de Cassie? O filme A 5° Onda até estou curiosa, mas os livros não.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Com a proximidade do lançamento do filme A 5º Onda, eu to louca pra ler todos os livros do Rick Yancey.
    Uma pena que esse segundo livro nao superou o primeiro, acho que de antes foi com tanta ação que nos deixa mal acostumados.
    Acho que o próximo vai surpreender mais, ainda mai que será o ultimo.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou perfeita!!
    Eu não li o primeiro, então não posso falar muita coisa. Eu dificilmente gosto de segundo livro de serie/trilogia, então entendo os pontos que ressaltou sobre o livro não ter te prendido tanto quanto o primeiro. Não sei se leria a serie no momento, mesmo com todo o burburinho por conta do filme, mas não descarto a possibilidade!
    Seguindo seu blog :)
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li A 5ª onda logo que lançou e já me esqueci de muita coisa, pretendo reler ou ler O mar infinito só depois de ver o filme, que aliás estou bem ansiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li a 5ª onda, mas tenho vista falar bem, é uma pena que o mar infinito não seja tão bom, mas pretendo ler mesmo assim, talvez ele acabe me surpreendendo e eu goste

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda,
    Estou bem ansiosa para ler essa trilogia, mas enquanto o final não for lançado, não irei começar.
    Esse autores e a mania de criar série com o mesmo formato, o primeiro empolga, o segundo enche linguiça e o final mil coisas para assimilar.
    Ainda assim vou querer ler :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, que pena que o livro não era o que você esperava, ma fico feliz em saber que o primeiro é muito bom, isso já me anima a começar a série!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, pelo visto essa trilogia caiu na síndrome da trilogia.
    Normalmente o segundo livro é aquele mais sem sal e que menos agrada, mas acaba surpreendendo no último.
    Espero que o último seja bem melhor.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda!
    Ainda não iniciei a leitura dessa trilogia... Mas, espero que o primeiro livro me agrade tanto quanto te agradou e ai, se Mar Infinito não me agradar tanto posso desculpar o autor e passar para o terceiro livro. Estou bem ansiosa com o lançamento do filme e quero ler o livro pra ontem!
    beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda,
    Não sabia que era uma trilogia, ainda sim estou ansiosa pelo filme, e depois de me decepcionar inúmeras vezes com essas adaptações, resolvi que agora assisto primeiro e leio depois.
    Com relação a sua resenha fico me perguntando se teria sido diferentes suas impressões se a leitura tivesse sido seguida uma da outra? Ás vezes demora tanto para darmos continuidade que acabamos perdendo o êxtase da leitura mesmo, mas ainda sim gostei muito da sua resenha e sinceridade.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Eu li a Quinta onda bem rápido, pois eu terminei me envolvendo bastante com a história <3 Uma pena que o segundo livro não chega aos pés do primeiro, mas eu quero continuar com a trilogia o/
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir