Top Social

TAG | Natal Literário

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Então é Nataaaaaaal! E vocês já estavam achando que ficariam sem a atualização sagrada de sexta feira, não é mesmo? Aposto que sim. Mas eis que a magia da postagem programada ataca novamente e enquanto desfruto do delicioso cardápio natalino tradicional da minha família, o blog é atualizado como deveria. Espero que gostem da TAG, uma vez que procurei bastante por ela para que pudesse compartilhar um pouco da magia da melhor data do ano <3

  • Um livro natalino:
Deixe a Neve Cair - Sei que é bem clichê responder essa pergunta com esse livro, uma vez que provavelmente é o que todos respondem. Porém ele é um dos poucos na minha estante com a temática natalina. Além disso, foi uma ótima união de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle. Perfeito para ser lido em Dezembro.

  • Um filme natalino que você acha que daria um ótimo livro:
O Expresso Polar - Encontrei esse filme ao acaso numa tarde preguiçosa zapeando os canais da TV. Confesso que somente comecei a assistir por saber que Josh Hutcherson e Tom Hanks estavam no elenco, mas logo me encantei pelas imagens e pela magia que o longa apresenta. Adoraria que se tratasse de uma adaptação, assim seria possível viajar através das páginas do livro que o originou.

  • Um livro que não é de natal, mas você acha que tem um clima natalino:
Para todos os garotos que já amei - Em algum momento do livro, somos apresentados ao clima de fim de ano, com uma viagem e, logo depois, a comemoração de Natal. Jenny Han vai descrevendo, durante esse período, as tradições festivas da família de Lara Jean e é impossível não ficar torcendo para que o fim do ano chegue depressa para que você também possa sentir o gostinho natalino. 

  • Um livro que é muito importante para você, ao ponto de colocá-lo no lugar da estrela na árvore do Natal:
A Caminho do Verão - Sim, Sarah Dessen é aquela autora que sempre aparece em toda e qualquer TAG que respondo. Isso porque o primeiro livro de sua autoria que chegou em minhas mãos foi uma das leituras que mais marcou minha vida de leitora. Então sim, "A Caminho do Verão" seria a estrela no topo da árvore de Natal.

  • Categorize personagens literários para os seguintes cargos Natalinos:
Papai Noel: receptivo, amoroso, que tem um coração gigante. Um personagem muito significativo.

Dante Quintana é um personagem que conheci recentemente e que logo nas primeiras páginas mostrou o quão grande era seu coração. Quem teve oportunidade de ler "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" pôde ver que Dante é um dos personagens que mais se preocupa com aqueles que estão a sua volta, estando presente nos momentos bons e ruins.

Renas: Personagem que sempre ajuda o principal, prestativo.

De todas as respostas clichês, essa é a que geralmente procuro evitar, porque todos já sabem que Hermione Jean Granger é a amiga que sempre tem a solução, a resposta certa, o caminho para a saída. Sem ela Harry não teria conseguido enfrentar todas as situações que lhe foram impostas.

Duendes: Muito trabalhador e perfeccionista.

Personagens que também conheci recentemente, e que você pode conhecer um pouco clicando aqui, Greg e Earl são dois adolescentes obcecados foi filmes e todo o universo que os cerca. Ambos são aspirantes a cineastas e sempre estão preocupados com os mínimos detalhes que envolvem suas filmagens.

Boneco de Neve: Um personagem familiar, muito apegado as pessoas a sua volta. 

Quem leu As Vantagens de Ser Invisível se encantou com a amizade entre Patrick, Sam e Charlie. É algo que acontece com todos os leitores, pois é impossível não desejar que aquelas pessoas façam parte da sua vida. Mas quem ganha destaque aqui é Charlie porque, ao longo de sua narrativa através de cartas. vemos o quanto cada uma das pessoas que conhece durante seu período no colegial significam algo para ele, especialmente aquelas que fazem parte de seu novo ciclo de amigos.

Árvore: Um personagem chamativo e belo. Que todos param para olhar. 

Duas palavras: Effie Trinket. Não existe atualmente personagem mais chamativa que Effie e seus figurinos excêntricos, o que torna possível imaginá-la arrasando num look com temática natalina. Sim, ela ficaria linda. Todos sabemos.


  • Um personagem nada Natalino:
Feiticeira Branca - Pensei em responder a terceira pergunta dessa TAG com "Nárnia - A Feiticeira, o Leão e o Guarda Roupa", mas então achei que seria melhor que aparecesse aqui. Por quê? Nárnia está sob o domínio da Feiticeira Branca há muito tempo, porém quando os irmãos Pevensie aparecem essa situação começa a mudar. E uma das coisas que marca essa perca de poder da Feiticeira é a chegada do Papai Noel (lembram da cena no filme?). Logo, Jadis representa o oposto ao espírito de Natal. 











8 comentários on "TAG | Natal Literário "
  1. Olá, Fernanda.
    Excelentes respostas. Em cada categoria eu tentei pensar em um personagem que se encaixasse melhor do que o que você escolheu e não consegui. Hahah
    E existe um livro de O Expresso Polar, ó:

    https://www.skoob.com.br/o-expresso-polar-61052ed67323.html

    Talvez ele não seja tão conhecido no Brasil porque só foi lançado aqui no mesmo ano do filme...

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Ainda não conhecia essa TAG e achei bem interessante.
    Nunca assisti Expresso Polar acredita :O
    Amei você ter citado Hermione, ela é uma das minhas personagens favoritas.
    Também amo o Charlie de As Vantagens de Ser Invisível.
    Estou doida para ler Eu, você e a garota que vai morrer, e vi que você também citou os personagens desse livro se não estou enganada.
    De fato a Feiticeira Branca é o oposto do natal.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!
    Fui indicada para uma TAG natalina, mas nada linda como a sua gente!! Adorei as categorias e eu também concordo com a sua escolha de Para todos os garotos que já amei, acho que colocaria o mesmo livro ai. Já o dos personagens, eu penaria muito pra escolher T_T Amei suas respostas!
    beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Dos livros citados eu conhecia alguns, mas anotei outros pra passar o natal do ano que vem lendo. Porque o natal desse ano, passei lendo Mônica do autor Wagner Ribeiro, o livro e bem legal!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua TAG, até gostaria de tentar fazer, mas agora só ano que vem...kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oie Fernanda,
    Os únicos personagens que conheço são o Charlie (as vantagens de ser invisivel), que eu achei uma ótima escolha para a resposta, Effie que super concordo, ela arraza em todos os look e não seria diferente no look natalino *haha* e a feiticeira branca que sem dúvidas e o oposto do natal! Nunca assisti Expresso Polar, mas anotei aqui e vou procurar para assistir ><
    Amei a tag e suas respostas!
    Beijos ^^
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda
    Adorei a tag, adoro responder tags. Achei suas respostas ótimas e se eu fosse responder iria demorar muito haha... Nunca assiti O Expresso Polar mas tenho vontade, adoro esse clima de Natal, sempre que cheha Dezembro e vejo aquelas decorações nas lojas fico feliz!

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem
    Para tudo!!!!
    Eu adoro a época do Natal, vejo todos os filmes que encontro e sempre estou atrás de dicas de livros com esse tema. Também fui ver Expresso Polar só por causa do Tom Hanks, que eu adoro e concordo, daria um livro mágico. Para todos os garotos que já amei , não vejo a hora de ler esse livro, as pessoas estão elogiando e não sei se viu, mas a editora já lançou a continuação. Agora, não conhecia, mas depois do que disse, preciso ler Sarah Dessen. Amei que você citou a Hermione Jean Granger, essa saga é uma das minhas melhores leituras da vida. De todas as tags natalinas essa foi a melhor que eu vi, não conhecia ainda. Adorei!!!! Um Feliz 2016!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir