sábado, 9 de janeiro de 2016

DESAFIO DE LEITURA 2016


Era uma vez uma menina, uma jovem leitora, que sempre invejou aqueles que possuíam organização suficiente para manter suas leituras em dia, aqueles que não deixavam pilhas e pilhas de livros não lidos abarrotando os cantos do quarto. A menina resolveu que 2016, um novo ano, seria diferente. Ela pediu ajuda para três amigas, também jovens leitoras, para criar uma fórmula mágica de leitura. E assim surgiu A Sociedade das Blogueiras Literárias

A introdução é um pouco fictícia, mas é somente uma versão mais enfeitada daquilo que realmente aconteceu no início desse ano, quando estava me preparando para dar início as minhas leituras. Pois bem. Sempre quis participar de desafios literários que duram o ano todo, porém nunca me uni a algum; por diversos motivos. Então decidi que criaria minha versão pessoal, assim estaria participando de um desafio de certa maneira. Mas isso seria muito solitário, certo?

Assim surgiu a ideia de convidar outras blogueiras. Pois com a participação de outras pessoas seria possível me impor desafios que sairiam da minha zona de conformo, uma vez que não seriam idealizados por mim. Quem se juntou ao projeto logo de cara foi a Gabriela (Reino da Loucura), depois a Tahis (Loves, Books and Cupcakes) e a Roberta (Estante da Rob), que estava presente da Maratona Literária #EuTôDeFérias, a primeira da qual participei. 

Explicando o Desafio de Leitura 2016

Cada mês ao longo desse ano terá um desafio criado por uma de nós, ou seja, será um livro por mês (que se encaixe no pré requisito). Bem tranquilo, né? A proposta é ler a obra escolhida ao longo do mês em questão e resenhar antes que o mesmo acabe! Não vale trapacear, pois estaremos de olho através do grupo criado no Facebook, onde compartilharemos nossas experiências com a leitura - não deixe de se juntar a nós!

Como somos quatro blogueiras, cada uma ficou em cargo de criar uma categoria/desafio para três meses diferentes. E adivinhem quem ficou com o mês de Janeiro? Isso mesmo. Vamos ao que interessa! 


Férias! O que falar de Janeiro quando uma palavra tão pequena quanto essa já diz tanto ? Bem... Pensando que todos estamos no clima praia e sol que atrai turistas para todo o país, pensei que uma leitura que tem o verão como plano de fundo seria perfeita. Por que não ler um livro que fale sobre verão no verão ? Uma história de férias durante as férias? Além disso, livros assim são sempre bem curtinhos e leves, então acabam rendendo ótimas leituras! 

Espero que gostem do desafio e que encontrem um livro com essa temática que desperte interesse; a propósito, quem quiser dicas de títulos com essa abordagem é só deixar aqui nos comentários, vou ficar feliz em indicar ;)


12 comentários:

  1. Oie, que maravilha de desafio, acredito que foi um dos mais diferentes até o momento!
    Tem um livro que li da Fernanda Belém "Ah, O Verão" eu achei ele bem "menos de mais", um livro leve. Fica adica para o desafio!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, bacana você criar o seu próprio desafio com amigas também fiz isso.
    Eu não sei de nenhum livro com esse tema. Não faço ideia de qual leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda,
    Como você nunca fui de entrar em desafios literários...
    Gosto mas da liberdade de ler o que quero e na hora que quero.
    mas o seu de fato ficou bem tranquilo.
    Para o tema de Janeiro eu indico A Última Música.
    Embora ele não seja alegre como um verão deveria ser, ainda sim se encaixa no perfil hahahha

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Adoro desafios, acredito que isso impulsione a leitura, é quase como uma auto-cobrança, você tem uma meta a cumprir. Adorei o post, AMO desafios.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  5. Feeeeeeeeeer sua linda <3
    Muito obrigada pelo convite em participar do projeto, sério. Fiquei super honrada. Ainda não fiz o post no blog, mas já vai ao ar hoje! Ainda não escolhi um livro de verão, mas vou dar uma olhada aqui na estante. Já escolheu o seu? que nosso projeto seja um sucesso!!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  6. OIie Fernanda,

    Adorei esse desafio HAHA Acho que vai ser super lega. Como você também sou meia desorganizada kkkk Entrei também em um desafio literário e espero poder cumprir. Boa sorte aos participantes.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem
    Adorei o tema que escolheu, é verdade, os livros sobre férias de verão tendem a ser leves, bem descontraídos. Mas alguns surpreendem e nos passam mensagens bonitas também. Estou curiosa para descobrir qual livro você vai resenhar com esse assunto. Gostei muito do desafio, ficarei torcendo por vocês.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei bem legal isso de escolher um tema de livro que tenha a ver com o mês, mas eu não participo de maratonas nem desafios pq detesto me sentir obrigada a algo kkk
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    bem legal o tema e o desafio, boa sorte á todos que participarem

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá flor!
    Adorei o projeto e muito obrigada pelo convite, já escolhi o meu livro de Férias, será "A Caminho do verão" da Sarah Dessen. E irei fazer um post no blog sobre o desafio.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Má OEEE!Aquele que não tem problema pra manter as leituras em dia,que atire a primeira pedra. Não funciono muito nesse tipo de desafio,mas desejo sorte aos que participarem. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Pelamor, eu naõ conheço nenhum livro de verão, vou ver se tenho algum de férias, senaõ, comprarei hahahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir