domingo, 3 de janeiro de 2016

TOP 5 | Livros do Ano


Ano passado, justamente quando 2014 dizia "That's all Folks!", respondi a uma TAG conhecida como Oscar Literário, onde os livros "recebiam prêmios" por terem se destacado em determinado aspecto. Agora que chegou a vez de 2015 se despedir, resolvi elaborar algo mais simples (culpa do tempo apertado) e compartilhar com vocês minhas leituras favoritas desse último ano. Os livros estão em ordem, de fato, mas todos brilharam individualmente, então não levem a classificação como uma forma de dizer "Esse é melhor que aquele", ok? Vamos ao que interessa.


1º.  Mentirosos - E. Lockhart

Um dos primeiros livros que tive contato esse ano quando, ainda escrevendo para o Apenas Uma História, participei da Maratona Literária #EuTôDeFérias, o que explica a inexistência de uma resenha aqui. O escolhi para maratona justamente por possuir poucas páginas; não imaginava que seria algo tão incrível. A leitura foi concluída em algumas horas, me deixando sem fôlego e com vontade de voltar ao início para prestar atenção nas pistas que perdi ao longo das páginas, porque quem já leu sabe que o desfecho é um baita tapa na cara que te deixa pensando em como pôde ser tão inocente/desligado/idiota. Ainda não leu? Ignore a capa ruim e vá conhecer a história narrada por E. Lockhart o mais rápido possível.


2º. Filme Noturno - Marisha Pessl 

Lembro que demorei quase uma semana para escrever a resenha desse livro aqui no blog, pois é extremamente difícil colocar em palavras como é a experiência de viajar através das 624 páginas escritas tão brilhantemente por Marisha Pessl, uma autora que até então nunca havia sequer sido mencionada ao longo da minha "vida como leitora". E agora que preciso listar os motivos para que esse livro apareça aqui, dentre os melhores do ano, encaro o mesmo problema visto anteriormente, uma vez que Pessl narrou a história de um cineasta lendário, um homem que se tornou mito e conquistou uma legião de seguidores que cultuavam seus filmes como se os mesmos fizessem parte de uma religião, e ao fazê-lo conseguiu transformar Filme Noturno em algo que vai além de um thriller policial, algo que transita entre realidade e ficção.


3º.  Sobre Meninos e Lobos - Denis Lehane 

Sinto que estou divagando muito a respeito dos livros, então tentarei ser mais concisa a partir de agora, o que é essencial para abordar a obra de Denis Lehane, caso contrário, spoilers aparecerão, destruindo a qualidade da leitura que, diga-se de passagem, é espetacular. Durante anos ouvi minha mãe falar sobre o quanto a adaptação dirigida por Clint Eastwood é um de seus filmes favoritos, logo, resolvi que era hora de conhecer as duas faces de Sobre Meninos e Lobos e posso dizer com convicção que ambas são incríveis. Na minha opinião o livro consegue fazer com que a história cative mais, pois o leitor tem informações que não são transmitidas na tela, pontos de vista que atingem como um soco no estômago; um início lento, mas que conta com um final arrasador. 


4º. Toda Luz Que Não Podemos Ver - Anthony Doerr 

Não costumo comprar livros em lojas físicas porque os mesmos acabam saindo por valores consideravelmente absurdos. Porém, quando vi o livro de Anthony Doerr na livraria não me contive e acabei comprando-o ali mesmo, pois era imprescindível iniciar a leitura o mais rápido possível. E que leitura... Cativante do início ao fim, com personagens que nos fazem rir e chorar, tornando tudo emocionante demais, porque nos apegamos a eles e não nos preparamos para o adeus quando precisamos fechar o livro. Honestamente, me vi procurando o próximo capítulo quando tudo já havia acabado. Uma história sobre a vida durante o período de Guerra que é uma leitura quase obrigatória para quem leu A Menina Que Roubava Livros.


5º. Anexos - Rainbow Rowell

Mais uma leitura iniciada em prol da Maratona Literária #EuTôDeFérias (que para felicidade geral tem resenha aqui no blog) e que acabou se tornando uma das favoritas do ano. Na verdade, Anexos ocupa o primeiro lugar na minha lista de livros escritos por Rainbow Rowell por não ter lido com uma certa expectativa, ao contrários dos demais livros da autora publicados aqui no Brasil. Por se passar nos anos 90 e apresentar duas protagonistas incríveis como Beth e Jennifer, que levam a amizade muito a sério, Anexos agrada com facilidade, especialmente se o leitor curte o seriado Friends, o que é o meu caso. Acho que esse é um daqueles livros que provam que autores YA não necessariamente precisam escrever YA; todo bom autor consegue se aventurar entre gêneros literários e agradar o público. 


Bom, é isso. Foram esses os cinco melhores livros que li ao longo de 2015 e que farão parte das minhas indicações por muito tempo, então podem anotar aí. Espero que tenham gostado! E se alguém já tiver lido qualquer um desses, deixe aqui no comentário o que achou, dizendo se o livro entrou ou não para sua lista de melhores do ano. Feliz 2016, pessoal! Que esse ano traga muitas leituras incríveis para todos nós <3


29 comentários:

  1. Também gostei muito de Anexos, achei melhor até que Fangirl. ♥ ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    2015 não foi o melhor ano em questão de leitura para mim. Na verdade eu li bem, mas sei que poderia ter feito muito mais. A faculdade me sugou, mas estou trabalhando para melhorar isso.
    Não li nenhum desses livros escolhidos, mas morro de vontade e até tenho Mentirosos aqui, mas ainda não tive tempo.Tá na meta!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sobre Meninos e Lobos e Toda Luz Que Não Podemos Ver são livro que tenho muita vontade de ler, que bom que eles estão na sua lista dos melhores do ano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê,

    adorei o post! Bom saber que gostou tanto de Mentirosos, já que é uma das minhas próximas leituras! Fiquei bastante curiosa por Filme Noturno, a capa é maravilhosa!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  5. Olha até hoje estou com receio de ler esse livro MENTIROSOS sabia?
    Eu quero muito ler porque todos comentam muito bem, mas tenho medo que seja algo assim pesado. É porque eu não gosto =x Mas mesmo assim espero poder ler assim que tiver chance. Outro livro que queria ler também é TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER e ANEXOS. Devem ser livros muito bons e espero fazer a leitura assim que possivel.

    Amiga eu já devo ter visto a resenha desse livro em um blog e outro, mas gostei bastante da sua resenha, porque isso de um estudante deixar um presente para um próximo que vai ocupar o quarto achei no mínimo interessante e fiquei assim pensando o que seria esse mistério todo pelo qual é citado sobre o quarto. Pelo menos eu espero que não seja nada de terror, porque eu morro de medo rs

    Mas mesmo assim acho que deve ser um suspense com mistério como você já disse.
    Acho que até me interessaria em ler. Mas vou ler em ebook.
    Mas me responde isso depois no inbox, porque as vezes dá um receio de ser livro de dar medo que acabo nem pegando hahahaahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/o-lago-negro-e-envolvente-e-misterioso.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Muito boa sua lista! Eu quero ler Mentirosos e Toda Luz que Não Podemos Ver, são os que mais me chamaram a atenção. Esse da Marissa é desconhecido pra mim, mas achei a premissa interessante.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda!
    Acredita que não li nenhum da sua lista? Mas tem alguns aí quero muito ler.
    Eu adoro a Rainbow e Anexos é o único livro dela que ainda não li. Está na meta para esse ano, estou ansiosa. *-*
    Toda Luz Que Não Podemos Ver é outro que estou querendo muito!Tenho certeza que irei amar!!!
    Espero que esse ano vc tenha ainda mais leituras incríveis!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Oiie Fernanda,

    Menina, não li nenhum livro da sua lista :o Gente em que mundo estou? kkkk Já ouvi falar muito bem da Rainbow e espero um dia ler algo dela. Parabéns pela sua listinha.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi linda, tudo bem? O livro que mais me chamou a atenção da lista foi ANEXOS, da Rainbow Rowell pois já li um livro dela e eu amei! Realmente ela é uma autora e tanto. Os outros livros ainda não tive a oportunidade de conhecer e ainda não li todos dessa lista, mais parabéns, parecem ser livros incríveis!
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse blog!! Gostei das suas melhores leituras, eu só li mentirosos que também se destaca na minha lista de melhores até porque ele bateu na minha cara com aquele final. Esse ano espero ler mais um livro da Rainbow (só li Eleanor e Park e aquele livro é um amorzinho)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, não li nenhum desses livros, mas estou chegando a conclusão de que preciso ler Mentirosos porque não é a primeira vez que vejo ele em uma lista de melhores do ano.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Hello!
    Muita gente elgia Mentirosos e realmente quero mtooo ler!
    Toda Luz Que Não Podemos Ver é outro livro que tenho mto interesse, por ser um livro denso e a historia parece tocar a gente.
    Sempre achei as capas dos livros da Rainbow Rowell lindas, mas ainda nao li nenhum, ate tenho um livro dela, entrou na meta desse ano ler sem falta.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Gostei da sua lista apesar de não ter lido nenhum desses citados. Parabéns pelas leituras!!!!

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Fernanda, tudo bem??? Olha, não li nenhum dos cinco livros que você listou, porém já assisti Sobre meninos e lobos e achei o máximo! Como sempre gosto mais do livro que do filme, acho uma ótima indicação para minha próxima leitura! Já ouvi falar muito bem de Toda luz que não podemos ver também. Adoro livros que falam sobre a guerra, pois trazem uma carga emocional bastante intensa e que sempre me fazem refletir. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Nossa, coloquei uns 14 nos melhores do ano hahaha!
    Não li nenhum da sua liste e pra falar a verdade nem nenho vontade...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com muita vontade de ler Sobre Meninos e Lobos!!! Com certeza uma obra que tentarei procurar!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fer <3
    Geeeeeeeeente, que vergonha. Não li nenhum dos seus favoritos, dá para acreditar? Quero muito ler Mentirosos, todo mundo fala que o sinal é surpreendente. E os livros da Rainbow também, claro. Adorei as suas escolhas, pretendo lê-las em 2016.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê,
    Todo mundo fala sobre Toda A Luz Que Não Podemos Ver <3
    Estou doida por esse livro e espero que ele me emocione tanto quanto a você. Mentirosos entrou na lista de 'piores de 2015' de muitos amigos meus, então não sei se leria, viu? Não chegou a me atrair. Que legal que você conseguiu fazer um TOP 5, pra mim, cada ano está mais difícil escolher só 10 livros, que dirá 5. Minha lista não tem muito a ver com a sua, mas anotei suas sugestões.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi! Feliz 2016!
    Dos livros que você citou eu ainda não li nenhum. Mas eu adquiri Mentirosos na Black Friday e espero ler nesse ano, já que estou ansiosa por essa leitura!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  20. Cara, acredita que eu ainda não li nenhum desses livros?
    Mas confesso que quero ler todos, principalmente Sobre meninos e Lobos, que mesmo depois de ter assistido o filme e odiado eu não perdi as esperanças de que o livro seja ótimo, e toda a luz que não podemos ver.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nenhum da sua lista, uma colunista do blog estava lendo Anexos mas a leitura não estava fluindo.

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ola!!!! Sua lista é bem diferente da minha, aliás não li nenhum livro que VC citou, rssrs quem sabe em 2016 eu leia Anexos .

    Beijinhos

    http://viajandoentrecitacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Fer, tudo bem?
    Quantas leituras maravilhosas viu! Da sua lista só li Mentirosos, e realmente.. que tapa na cara levamos no final viu.. uma leitura maravilhosa. Os outros eu já conhecia mas ainda não tive oportunidade de ler, espero fazer em breve, principalmente com Filme Noturno, porque tenho ele aqui em casa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Oi Fer, tudo bem? Com certeza todos nós temos nossas leituras favoritas de 2015. Dos livros que você citou conheço Toda luz que não podemos ver, sempre leio resenhas e vejo ótimas críticas sobre ele. Curiosa para conhecer os outros títulos. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Eu não li nenhum dos livros to seu top , mas me interessei por Mentiosos. Estou começando a fazer listinha dos desejados de 2016, esse já foi pra lista :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Fernanda!
    Dos seus livros que já Li Mentirosos e foi uma leitura ótima, com um final maravilhoso e chocante. Também já li Anexos e eu adorei, adoro os livros da Rainbow.. Já fiz meu top 5 também com um aperto no coração, mas saiu rs'

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adoro postagens de top 5 pois sempre tem um ou outro livro que não conheço e assim posso saber mais. Seu gosto literário parece bem diferente do meu, então dos cinco indicados, o único que realmente chama a minha atenção e que pretendo ler é Mentirosos. Espero que ele também entre para meu top 5 :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Também li Mentirosos bem no começo do ano em 2015 e não esperava,que o livro fosse tão bem, ficou curiosa pra ler Sobre meninos e lobos que já faz um tempinho que tô querendo.

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Incrível como Mentirosos aparece em várias listas de preferidos do ano passado. Foi um livro diferente e surpreendente. Nossa, eu não consegui gostar de Anexos e me decepcionei bastante com ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir