segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha | Someone Like You - Sarah Dessen

Halley and Scarlett have been best friends for years, sharing secrets, clothes, and crushes. People know Scarlett as the popular, flamboyant one; Halley’s just her quiet sidekick. Then, at the beginning of their junior year, the balance shifts. First, Scarlett’s boyfriend Michael is killed in a freak accident; soon afterward, she learns that she is carrying his baby. For the first time, Scarlett really needs Halley. Their friendship may bend under the weight, but it’ll never break–because a true friendship is a promise you keep forever. Sarah Dessen’s poignant, funny voice has earned her raves and legions of teenaged fans.






Poderia ser uma música da Adele, mas na verdade é um dos livros da consagrada autora Sarah Dessen, uma das queridinhas do young adult americano. Esse foi o título escolhido para dar início ao Desafio de Leitura desse ano, idealizado pela Sociedade das Blogueiras Literárias, da qual faço parte. O primeiro desafio consistia em uma narrativa situada no verão/período de férias, logo, Sarah Dessen era a melhor escolha.

[...] I was grateful. Because life is an ugly, awful place to not have a best friend.

Conhecida por seus romances de verão que transformam o clichê em algo agradável, Sarah Dessen opta por contar a história de Halley e Scarlett, duas amigas que vêem o verão de suas vidas tomar um rumo completamente inesperado. Ao longo das páginas rimos e choramos e sentimos vontade de sacudir as personagens, mas não é possível deixar a leitura de lado, pois Dessen nos convida àquela realidade, àquelas situações e acabamos por nos sentir parte de sua narrativa simples e inteligente. 

Halley é uma protagonista no melhor estilo oito ou oitenta, fazendo com que o leitor sinta-se dividido em relação a suas atitudes e escolhas. Em contrapartida, Scarlett, por ser obrigada a amadurecer rápido demais, tem mais certeza daquilo que busca e acaba por despertar maior empatia por parte do leitor.

There are somethings in this world you rely on, like a sure bet. And when they let you down, shifting from where you've carefully place them, it shakes your faith, right were you stand.

Uma das maiores qualidades da autora é criar protagonistas com as quais conseguimos nos relacionar com extrema facilidade, e foi isso o que acabou acontecendo entre Halley e eu. Apesar de não concordar com algumas de suas atitudes, me vi na personagem em determinados momentos e acabei por compreendê-la, entendendo o porquê de suas ações.


O único ponto negativo de Someone Like You, segunda publicação de Dessen, é a falta de margem para surpresas; tudo já está mastigado, de forma que as revelações não são tão grandiosas quanto poderiam (e deveriam) ser. Salvo essa questão, todo o livro é maravilhoso, com uma trama envolvente e personagens bem próximos a realidade, como era de se esperar vindo da autora. Não poderia haver forma melhor para iniciar o Desafio de Leitura 2016!


Nenhum comentário:

Postar um comentário