segunda-feira, 6 de junho de 2016

Resenha | Quadribol Através dos Séculos - Kennilworthy Whisp

Se você algum dia quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos 'Vagamundos de Wigtown' (Wigtown Wanderers) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler 'Quadribol através dos séculos' (Quidditch throught the ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.
A renda obtida na venda deste livro reverterá para o Comic Relief, que destinará o dinheiro ao seu trabalho de salvar vidas - um trabalho mais importante e mais surpreendente do que a segunda captura do pomo de ouro, em três segundos e meio, por 'Rodrigo Plumpton' (Roderick Plumpton), em 1921.
                                                                        - Alvo Dumbledore


Com tantas noticias saindo sobre Harry Potter e the Cursed Child, me sentir compelida a visitar novamente esse mundo mágico e como tinha Quadribol Através dos Séculos em mãos pensei “existe jeito melhor de voltar do que pelo jogo mais famoso?”. A resposta claramente foi não. 

Primeiro, antes de falar sobre o livro em si, quero falar sobre como o livro veio a ser. Tanto Quadribol quando Animais Fantásticos - que eu vou falar sobre em breve - foram livros patrocinados pela Comic Relief, o que significa que todo dinheiro arrecadado com a venda desses produtos foram distribuídos para pessoas necessitadas. Independente do pais ou da época que você comprar esses livros o seu dinheirinho vai ser convertido em doação para pessoas ao redor do mundo, então pelo menos com esses dois livrinhos deem prioridade a compra e não ao download ilegal. Agora que a gente já falou da parte séria, vamos ao livro. 

Por favor tenha cuidado com sua maneira de tratar este livro. Não arranque páginas. Não o deixe cair na água do banho. Não posso prometer que Madame Pince não vá assediá-lo de repente, onde quer que o encontre, para exigir o pagamento de uma pesada multa.
- Alvo Dumbledore 

Apesar de ser um livro bem pequeno, menos de 70 páginas, Quadribol Através dos Séculos tem bastante informação. Começamos aprendendo um pouco sobre os jogos bruxos que antecederam o Quadribol e também o porque foram extintos ou não fizeram tanto sucesso. Descobrimos como foi o surgimento da bolinha mais importante da vida, o pomo-de-ouro aparece no jogo de uma forma bem interessante. O livro tem várias outras informações, como as faltas mais comuns, os tipos de vasouras, os times mais famosos e outras. 

No sentindo técnico o livro cumpre o que promete e, é claro, tendo como autora J.K - oops, Kennilworthy Whisp - a escrita é maravilhosa. Como já dito antes, o livro é bem curtinho, então não leva nem um dia pra ler. É realmente uma leitura leve. O tamanho também ajuda na fluidez do livro, você lê direto e sem ficar estagnado, o que é sempre bom. 


Minha classificação é essa porque o livro, assim como a série, é muito bem escrito. Eu esqueci que estava lendo um livro “falso” por um minuto e fiquei meio “nossa, que esporte super legal”, pontos para J.K. A tradução está perfeita - palmas Rocco. A ideia completa do livro me agradou bastante, então ele merece até mais que 5 estrelas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário