Top Social

Resenha | The Truth About Forever - Sarah Dessen

sábado, 25 de junho de 2016
Macy’s summer stretches before her, carefully planned and outlined. She will spend her days sitting at the library information desk. She will spend her evenings studying for the SATs. Spare time will be used to help her obsessive mother prepare for the big opening of the townhouse section of her luxury development. But Macy’s plans don’t anticipate a surprising and chaotic job with Wish Catering, a motley crew of new friends, or … Wes. Tattooed, artistic, anything-but-expected Wes. He doesn’t fit Macy’s life at all–so why does she feel so comfortable with him? So … happy? What is it about him that makes her let down her guard and finally talk about how much she misses her father, who died before her eyes the year before? Sarah Dessen delivers a page-turning novel that carries readers on a roller coaster of denial, grief, comfort, and love as we watch a broken but resilient girl pick up the pieces of her life and fit them back together.

Para aqueles que já tiveram oportunidade ler alguma obra publicada por Sarah Dessen, é fácil definir a estação do ano favorita da autora - para quem não sabe, é o verão - e como a mesma tem papel fundamental em seus livros, pois é uma época que sempre remete a um período de mudanças, onde coisas fantásticas podem e devem acontecer. Isso acaba sendo refletido na jornada de seus protagonistas que, nesse caso, é Macy. 

I just think that some things are meant to be broken. Imperfect. Chaotic. It's the universe's way of providing contrast, you know? There have to be a few holes in the road. It's how life is."

Apesar da perspectiva de enfrentar um trabalho de verão monótono e insatisfatório, Macy Queen mantém a cabeça erguida e procura focar-se nos estudos para o vestibular, além de ocasionalmente ajudar a mãe com os projetos imobiliários. Porém, suas prioridades acabam tomando um rumo diferente quando conhece Delia e sua equipe do bufê. De repente Macy tem uma nova proposta de emprego e novos amigos - amigos que estão presentes, diferente de Jason, cuja insensibilidade cresce a cada dia. 

Macy resolve se arriscar num universo até então não explorado. Após sair com Kristy, Monica, Bert e Wes, ela acaba descobrindo como é ser adolescente, sem estar cercada por pessoas que exigem nada além de perfeição de sua parte. Macy percebe que a vida é muito mais do que as obrigações com o futuro - o para sempre -, mas que o agora também é importante para definir quais caminhos serão seguidos. 

[...] there was only one truth about forever that really mattered, and that was this: is was happening.

Mais de dez anos se passaram desde a publicação de The Truth About Forever e é impressionante como todas as temáticas são atemporais: a dificuldade de se comunicar com a mãe, a dificuldade em superar a perda, a pressão que as pessoas impõem - muitas vezes sem notar - e o medo de deixar um relacionamento que não levará a lugar algum. Macy lembra a Auden (A Caminho do Verão), porque ambas percebem que não se encaixam, pois apesar de estarem no lugar certo não estão da forma que gostariam. 


É muito inteligente a forma que Sarah Dessen desenvolve seu livro, optando por dar voz a protagonista: o romance existe, mas não é o ponto mais importante, e também não é algo fantasioso, assim como em A Caminho do Verão. Amizade e família são os verdadeiros pontos que, graças a narrativa leve e despretensiosa da autora, conectam-se com os leitores de forma a provar novamente que young adults são muito mais do que "romances adolescentes sem fundamentos".


Post Comment
Postar um comentário