domingo, 10 de julho de 2016

Resenha | Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.


A vida de Louisa Clark não é o que seria de se esperar aos seus quase 27 anos. Morando com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô, num pequeno quartinho que nem deveria ser seu, Lou está acostumada ao constante barulho em sua casa, bem como no The Buttered Bun, o café onde trabalha atendendo diversos turistas. Num dia como outro qualquer seu chefe anuncia que o café irá fechar e Louisa precisa encontrar um novo emprego e, após tentativas frutadas, se vê trabalhando como cuidadora de Will Traynor e o silêncio se torna muito mais presente do que jamais fora. 

Will é tetraplégico há alguns anos, quando um acidente de moto tirou todos os seus movimentos do pescoço para baixo, precisando de cuidados diários. Apesar de seu mau humor afetar Lou de forma inédita, ela não se deixa abater, procurando dar o seu melhor durante os seis meses contratuais, especialmente quando um segredo cai em seu colo inesperadamente. 

Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente – ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela – obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.

A dinâmica entre Will Traynor e Lou Clark é quase um personagem por si só; a autora procura detalhar as necessidades de Will e como as pessoas de seu convívio se ajustam naturalmente a elas. É muito interessante observar como a perspectiva de Lou altera-se ao longo da leitura, pois ela acaba se tornando muito mais sensível a questões que envolvem acessibilidade e, até mesmo, o comportamento de sua família. 

Um ponto negativo é Patrick, namorado de Louisa pelos últimos seis/sete anos. Obcecado por seu corpo e triatlo, Pat é o oposto de Will e claramente não faz bem a Louisa, uma vez que o relacionamento dos dois parece estagnado no mesmo ponto pelos últimos pontos. Ao seu lado, Lou é uma versão muito menos autêntica de si mesma, o que torna as cenas entre os dois os piores momentos da leitura. 

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

Felizmente o romance de Jojo Moyes é uma obra que ultrapassa os pontos negativos. Muito bem construída do início ao fim, o ritmo utilizado pela autora para contar a história de cada um dos personagens é perfeito. Sem idealizações súbitas nem nada parecido, a trama flui de forma agradável aos olhos do leitor: emocionando e cativando na medida certa. As dificuldades de Will e os obstáculos e sonhos de Lou são abordados com mesma precisão, deixando claro que Jojo Moyes sabia desde o início o que estava fazendo ali. 


Não somente um romance, mas uma história de superação e realização. Crescer, amadurecer e tomar decisões difíceis. Como Eu Era Antes de Você vai além da água com açúcar (que certamente é esperada pela maioria que coloca as mãos em suas paginas), narrando os dias de um homem apaixonado pela vida e de uma mulher prestes a receber um dos mais significativos presentes: viver. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário