Top Social

TOP 5 - The Weeknd

domingo, 18 de setembro de 2016

O que seria da vida sem música? Inicio este Top 5 com esta pergunta que poderia ser o novo “o que seria da minha vida sem você?”. Poderíamos viver tranquilamente – ou não - sem música, mas seria uma vida sem aquele colorido especial e as diversas emoções que elas nos fazem sentir.

Para explicar o por quê é interessante ouvir The Weeknd, preciso dizer qual é a minha relação com a música, talvez por só querer me expressar ou para que entendam meu gosto um tanto contraditório.
Desde que me entendo como ser humano, não houve uma época em que a música não se fez presente. Em festas de aniversário, apresentações da escola, nos momentos tristes, felizes e para mim, em todos os momentos. Particularmente, meu gosto musical se desenhava lentamente em poucos anos de vida. Não tinha noção do que ouvia, mas a música já fazia sentido para mim como saber que beber água é importante para a saúde.

Com o passar dos anos, adquiri uma mania – ou já seria vício – de me tornar fã de determinados artistas, principalmente internacionais. Não que tenha preconceitos com os nacionais, mas nasci com alma direcionada a sons de outras línguas distintas da minha – é aquele ditado, vamos fazer o quê? -. Atualmente me considero uma pessoa eclética e adpeta de novos sons e outros ritmos, mas ainda me considero uma pessoa do contra mas que gosta de pop.

Dentre os artistas admiráveis da minha lista, está The Weeknd. O primeiro pensamento é: “mas ele é conhecido, por que ela acha que é tão diferente?”. Talvez por ser fã assumida da Maite Perroni, ex-RBD, uma cantora e atriz mexicana com estilo musical totalmente oposto. Enfim, prossigamos com ele.

The Weeknd, nome artístico de Abel Makkonen Tesfaye, é um cantor e produtor musical canadense de R&B (rhythm and blues) e PR&B (algo parecido com R&B Contemporâneo/Alternativo). Mesmo quem não conhece o artista de 26 anos a fundo, pelo menos já ouviu falar. Ele está em revistas como Billboard e GQ Magazine, suas músicas podem ser ouvidas no rádio e é um dos cantores de maior repercussão nos serviços de streaming.

Apresentações feitas, listarei cinco motivos pelos quais vocês deveriam ouvir The Weeknd.

1. Voz

Não poderia começar por outro motivo. Sua voz tem um timbre único, alinhado e diria até tranquilizador. O uso de high notes é a característica principal dele, o que faz com perfeição. The Weeknd impõe todo seu estilo e potencial em sua voz, não deixando margem para duvidar de sua capacidade vocal. 

2. Sonoridade

Por apostar em um gênero musical que já não se é muito valorizado hoje em dia, sua música ganha um valor a mais. As batidas, o som um tanto atmosférico e a paz que suas músicas trazem, tornam a experiência musical mais agradável, dando uma sensação de tranquilidade que não se encontra tão facilmente na atualidade. Mas vale ressaltar que tais atributos não significam que você não escutará palavrões durante algumas de suas canções, e nem mesmo que não terá apelo sexual.

(The Hills)

3. Corre atrás do que quer

The Weeknd começou sua carreira em 2010, postando vídeos em um canal no YouTube, o qual era inicialmente anônimo. Assim, ele conseguiu ser reconhecido e mostrou que é capaz de fazer música de qualidade, além de exteriorizar sua identidade.

4. Parcerias musicais

Após garantir seu espaço na indústria musical, The Weeknd se rendeu a era dos “feat's” e conseguiu parcerias incríveis no mundo da música. Em Kiss Land, seu primeiro álbum de estúdio, a faixa Live For abriu espaço para a voz de Drake. Já em seu segundo álbum, Beauty Behind the Madness, os duetos ficaram por conta de Ed Sheeran, em Dark Times e Lana Del Rey, em Prisoner.

5. Clipes e cinema, por que não?

Um dos motivos que me fez gostar e admirar o The Weeknd, foi a excentricidade em seus clipes. The Hills, Can't Feel My Face e Tell Your Friends, não foram lançados sequencialmente por coincidência. Os três ciples narram uma história, que especialmente, entendi ser de como a indústria, a elite e todos aqueles que fazem da música algo comercial, podem sugar o seu talento e amor a arte. Outro fator é a vibe dark que ele produz com uma transparência incrível.

Nos cinemas, The Weeknd fez parte da trilha-sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas, com as músicas Devil May Cry e uma versão exclusiva de Elastic Heart, da cantora Sia. Ele também assinou duas músicas na trilha-sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza. Where You Belong e Earnet It, a qual alavancou sua carreira sendo cinco vezes single de platina e ficando na terceira posição no Hot 100 da Billboard, nos Estados Unidos.

Para quem se interessar mais pelo cantor de estilo musical e visual diferentes, a discografia dele está no YouTube e também no Spotify. Mesmo com pouco tempo de carreira, em seis anos, The Weeknd conseguiu se consolidar com sucesso no cenário musical e deixar meus dias mais góticos, porém felizes.


Post Comment
Postar um comentário