Top Social

TAG | Natal Festivo Literário

sábado, 24 de dezembro de 2016

Não sei vocês, mas eu particularmente adoro essa época do ano. Basta Dezembro chegar para que me sinta mais leve, como se um peso fosse retirado das minhas costas com a proximidade de novas 365 páginas em branco. Além disso, gosto de como a comunidade literária se volta às temáticas natalinas na hora de escrever postagens ou gravar vídeos. Logo, acabei me deparando com o vídeo do Jesse The Reader respondendo algumas perguntas que achei interessante e resolvi responder também – a última TAG de 2016.

Uma família fictícia com a qual você gostaria de passar o jantar de Natal?

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que gostariam de ganhar uma capa de invisibilidade e as que prefeririam um suéter com sua inicial gravada no peito. Apesar de uma capa com a habilidade de me tornar invisível seja tentadora, fico com a segunda opção. Ganhar um suéter de Molly Weasley e passar o Natal com sua família é um dos sonhos de qualquer fã de Harry Potter. Não há melhor relação familiar ou personagens mais amorosos que Molly e Arthur Weasley e comemorar as festas de fim de ano com eles seria como sentir-se abraçada e bem recebida durante todos os dias.

Um item relacionado ao universo literário que você gostaria de receber como presente?

Levando em consideração o número de livros não lidos na minha estante atualmente, seria bom ganhar algo relacionado ao universo literário e que não exatamente fosse um livro. Nesse caso, seria preferível uma capa protetora de livros. Sabe, dessas bem fofinhas e coloridinhas e que protegem de verdade quando o livro está dançando sozinho na mochila. Além disso, essas capas são ótimas para esconder algumas capas meio "vergonhosas" de segurar em público.

Um personagem fictício que você acha que daria um duende de natal perfeito?

Quem já leu Harry Potter sabe o quanto Hermione Granger lutou pelo direito dos elfos, uma vez que descobriu as condições sob as quais os mesmos trabalhavam em Hogwarts. Isso já me faz pensar na personagem automaticamente para responder essa questão mas, além disso, duendes de natal são sempre prestativos e, ao meu ver, Hermione está sempre disposta a ajudar aqueles que estão ao seu redor. 


Combine um livro com uma música natalina. 

Peço desculpas por apelar para um dos maiores clichês natalinos, que nesse caso é Mariah Carey cantando "All I Want For Christmas Is You". Mas é impossível (ao menos para mim) falar de Natal sem pensar nessa música que, respondendo a pergunta, combina perfeitamente com Deixe a Neve Cair, um livro que fala sutilmente sobre esperar o inesperado, ser grato por aqueles que estão ao seu lado e ditado também clichê "Lugar certo na hora certa". 

Um livro ou personagem com o qual você se decepcionou este ano, logo, precisa ser colocado na "lista negra" do Papai Noel?

Haviam me avisado, isso não posso negar. Mas também preciso dizer que em seu prólogo A Descontrução de Mara Dyer promete um enredo grandioso - bem diferente da realidade. São muitas e muitas páginas de reviravoltas tão confusas quanto a protagonista e cenas desncessárias, bem como alguns diálogos mal traduzidos. Sim, Mara Dyer merece ir para a lista negra. Todavia, Papai Noel acredita em segunda chance, farei meu papel e finalizarei a leitura da trilogia no próximo ano.

Um livro ou personagem que você acredita merecer maior reconhecimento e deve ganhar espaço na "lista boa"  do Papai Noel?

Sem querer obrigar ninguém, mas por favor leiam O Mapa de Vidro! Com uma narrativa ligeiramente infantil que torna a trama ainda mais pessoal, devido a acontecimentos marcantes na vida da protagonista, o livro se desenrola de forma agradável e trabalha com um mitologia própria, muito bem estruturada, diga-se de passagem. É difícil entender porquê uma obra bem escrita e desenvolvida não é tão comentada quanto deveria.

Vermelho, ouro e verde. Uma capa de livro que transmita uma vibe natalina.

Não são muitos os livros com temática natalina na minha estante, ou até mesmo que transmitam o espírito sem que sejam situados nessa época do ano. Felizmente, há O Presente do Meu Grande Amor, que é uma reunião de contos - não necessariamente natalinos - acerca dos feriados de fim de ano, escritos por diversos autores populares e que são os favoritos de muita gente. A capa é bem fofa e reflete muito bem essa vibe.

Um livro ou série que você absolutamente ama e gostaria que todos pudessem encontrar embaixo da árvore de Natal?

Apesar da conjunção alternativa no enunciado vou oferecer duas respostas possíveis. A primeira, um livro que li ainda esse ano e que acabou entrando para a lista de favoritos por sua construção impecável e narrativa instigante, que é Menina Má, de William March. A segunda, uma trilogia que li há não muito tempo e que também é uma das minhas favoritas por seu cenário envolvente e personagens carismáticos, a Trilogia Grisha, escrita por Leigh Bardugo e publicada no Brasil pela Editora Gutenberg.


Post Comment
Postar um comentário