domingo, 15 de janeiro de 2017

Desafio Literário da Editora Gutenberg


Todo leitor costuma impor metas de leitura a si mesmo (ainda que indiretamente) quando um novo ano se inicia. Tal fato comprava-se na compra de novos livros ou na conclusão de alguma série que, até então, parecia interminável e finalmente dá adeus. Essas metas costumam ser saudáveis, muitas vezes ajudando quando a inevitável ressaca literária resolve aparecer e sugar toda a motivação para abrir um livro. 

Essa postagem é sobre a minha meta literária para esse ano. Normalmente não costumo visar determinado objetivo quanto as minhas leituras - salvo a média de quarenta títulos anualmente -, mas há algumas semanas encontrei uma postagem na página oficial da Editora Gutenberg no Facebbok e pensei "por que não?". 


Ao todo, a editora propõe dezesseis desafios que, quando analisados, não são tão complicados e possivelmente seriam concluídos sem perceber. Afinal é muito difícil não ler um livro de fantasia durante um ano quando os mesmos são lançados e esfregados na cara do leitor numa livraria a todo momento. Mas alguns desafios são complicados, particularmente quando determina-se "um livro fora da sua zona de conforto" porque, afinal, qual seria minha zona de conforto se, ao meu ver, leio de tudo? Por propostas desse tipo que o desafio literário acaba tornando-se realmente interessante. 

Pretendo completá-lo no primeiro semestre desse ano, uma vez que são poucos os livros e que uma leitura pode riscar mais de uma categoria. Certamente pretendo ler todos os dezesseis mas, caso não consiga, já sabem que irei apelar para essa brecha. 

Cada livro será marcado com a hashtag "#desafioliterário", além de sinalizar qual desafio tal leitura completa, para que vocês possam acompanhar meu progresso ao longo desses seis meses. Sei que isso irá me ajudar a alavancar minhas leituras, assim como as de todos que resolverem participar. Espero que tenham gostado!


PS: Não, eu não estou ganhando nada da Editora Gutenberg ao falar sobre esse Desafio Literário. Apenas gostei da ideia e resolvi divulgar que irei usá-lo para determinar minhas metas de leitura ao longo do ano.

Um comentário:

  1. Oi Fernanda.
    Adorei o desafio, é difícil eu conseguir completar um. Mas esse está tão fácil que acho que irei arriscar rsrs.. Gostei, e acho que irei falar dele lá no blog tbm.. Já irei cumprir um.. Ler um romance de época rsrs..

    Beijos
    Blogdatahis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir