segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Resenha | Dente por Dente - Jenny Han & Siobhan Vivian

Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...

Outra releitura muito bem vinda (e obrigatória) esse ano foi Dente por Dente que, assim como seu precursor, Olho por Olho, também foi lido pela primeira vez em 2013. A leitura desse livro é indispensável após os acontecimentos finais do primeiro livro da trilogia, que deixam o leitor aflito e intrigado com o rumo e a proporção que a vingança dessas três adolescentes pôde tomar. 

Após a coroação de Lillia como rainha do homecoming, Rennie decidiu excluí-la de seu grupo de amigos. Não somente pela coroa, mas pelo beijo compartilhado com Reeve na frente de todos. Ser deixada de lado por seus amigos mais antigos faz com que Lillia aproxime-se cada vez mais de Kat e Mary, o que resultará num novo plano para acabar com Reeve Tabatsky

Apesar do relacionamento entre Kat e Alex ser trabalhado em Dente por Dente, mostrando como os dois desenvolvem uma amizade (um tanto quanto estranha) ao longo do ano escolar, já que ambos frequentam as mesmas classes, o grande foco é o envolvimento entre Lillia e Reeve. O livro está repleto de momentos entre eles, uma vez que a nova fase da vingança envolve fazer com que Reeve se apaixone e tenha seu coração destroçado, assim como Mary no passado.

Eu me apaixonei pela única pessoa que não deveria. Pelo garoto que destroçou o coração de Mary. Pelo verdadeiro amor de Rennie. Pelo melhor amigo de Alex.

Um dos meus maiores problemas com o decorrer da leitura é Mary. Durante os pontos de vista de Kat e Lillia, Mary se porta de uma forma, ao passo em que em suas narrativas ela é uma personagem diferente, que parece ainda estar em processo de construção, como se as autoras não soubessem qual caminho seguir e estivessem explorando atalhos. Não, não é ruim. É apenas cansativo. 


Por ser um livro extenso, Dente por Dente exerce a difícil tarefa de conduzir e cativar o leitor ao longo de suas páginas. Em alguns capítulos é como se nada realmente importante estivesse acontecendo, porém, para um leitor mais atento, é possível perceber as pistas que Jenny Han e Siobhan Vivian deixam pairando no ambiente; pistas que se unem para criar um final surpreendente e avassalador, capaz de surpreender o leitor mais cético com sua criatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário