Top Social

Resenha | Olho por Olho - Jenny Han & Siobhan Vivian

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.


Li Olho por Olho pela primeira vez em algum momento de 2013, assim como sua continuação. Porém, a trilogia nunca foi completa, ao menos não no Brasil. Felizmente a Editora Novo Conceito não desistiu e o desfecho, antes deixado de lado, ressurgiu das cinzas e acaba de ser publicado. Então, nada mais justo do que mergulhar de cabeça numa maratona de releitura de livros que me deixaram apreensiva e sem fôlego. 

Ao decorrer das primeiras páginas conhecemos Mary, Lillia e Kat individualmente, onde cada uma leva o leitor numa espécie de introdução as suas respectivas rotinas na Ilha Jar. Mary acaba de voltar, Lillia faz planos para a faculdade no próximo ano e Kat só consegue pensar em escapar e atravessar a pequena extensão que a separa do continente. Mas antes de seguirem caminhos separados, as três irão encontrar-se num ponto de convergência, onde descobrirão que o presente de cada uma está mais ligado ao passado do que gostariam. 

É extremamente inteligente como Jenny Han e Siobhan Vivian unem as vidas das três meninas e fazem com que o leitor esteja lendo algo único. ​Lillia, Mary e Kat são completamente diferentes, mas possuem uma dinâmica interessante e acabam criando uma amizade invejável - a forma como permanecem leais umas as outras prova que, apesar de suas vinganças, as personagens são muito maduras. 

Apesar de minha personagem favorita ser Lillia Cho, talvez pela semelhança que a mesma apresenta com Lara Jean (Para Todos os Garotos que já Amei) e por sentir que ela recebeu um toque especial de Jenny Han, admito que não existe sequer um figurante que não seja cativante. Rennie, Reeve e Alex, especialmente, complementam o cast de forma ideal, acrescentando aspectos positivos às narrativas das protagonistas, já que vemos a história sob a ótica de cada uma delas.


Em suma, Olho por Olho entrega exatamente aquilo que promete ao leitor: uma trama sobre três jovens que decidem se vingar daqueles que lhe machucaram, mesmo que num passado distante. Siobhan Vivian e Jenny Han mesclam seus talentos criando uma narrativa linear, sem fazer com que o leitor em momento algum sinta-se confuso por tratar-se de um livro escrito à quatro mãos. Definitivamente um young adult a ser lido e relido.


Post Comment
Postar um comentário