Top Social

RESENHA | O AMOR NOS TEMPOS DE #LIKES - PAM GONÇALVES, BEL RODRIGUES, HUGO FRANCIONI E PEDRO PEREIRA

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em “O Amor nos Tempos de #Likes, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam “Orgulho e Preconceito” (Pam Gonçalves), “Dom Casmurro” (Bel Rodrigues) e “Romeu e Julieta” (Pedrugo).


Próximo destino: Amor”, “(Re)começos” e “337 km”. Esses são os títulos de cada um dos contos apaixonantes escritos por esses booktubers. Com cada história fazendo uma analogia a um conto clássico O amor nos tempos de #likes consegue balancear a modernidade da internet e o antigo romantismo da literatura.

- Eu contei essa história por um motivo: não desmereçam o que as outras pessoas sentes. Deixem que sejam felizes e se permitam isso também!

O primeiro conto é o de Pam e sua personagem Liz, uma youtuber famosa que tem que fazer um vídeo sobre o dia dos namorados, mas não acredita muito nessa data... E pra falar a verdade não vê qual é a graça nesse negócio de viver uma grande história de amor. Do outro lado temos William, um jovem que não tem tempo para pensar em nada além do trabalho e sua irmãzinha doente, inclusive em se apaixonar. Os dois se conhecem no tumulto de um aeroporto e o que sentem um pelo outro não chega nem perto de amor a primeira vista. 

Essa é a história perfeita para a abertura do livro. A escrita de Pam trouxe para essa narrativa a delicadeza e encanto necessário para dar inicio a essas romances. Devo dizer que, apesar de ser somente o começo do livro, esse é meu conto favorito. Me identifiquei mais com Liz do que com qualquer outro personagem e com a forma que Pam lidou com o enredo. 

Bel nos leva pelos olhos de Madu a uma história com traições e superações. A menina está indo para Búzios na tentativa de deixar o passado para trás e, finalmente, virar a página de sua vida. Lá ela conhece literalmente às escuras Edu, o youtuber dono do canal Letra & Música que só quer conversar com alguém sem ter a fama no meio. 

Essa foi a primeira vez que li qualquer coisa feita por Bel, até porque foi somente o primeiro trabalho dela publicado, mas instantaneamente me apaixonei por Madu e Edu. Bel é do tipo que descreve tudo, das roupas escolhidas aos cenários de fundo, então fica tudo muito fácil de se imaginar. 

O último conto fica nas mãos de Pedrugo (Pedro Pereira e Hugo Fracioni) que nos contam a história de Ramon e Julio, dois meninos que se conhecem virtualmente e aos poucos vão se apaixonando um pelo outro, mas que possuem vidas completamente diferentes. Aos poucos eles vão percebendo que o que sentem um pelo outro é mais importante que qualquer diferença e precisam decidir se querem dar uma chance a esse sentimento. 

Não muito diferente da minha experiência com o conto anterior, esse foi meu primeiro contato com a escrita de Pedro e Hugo e fiquei surpresa com o quão apaixonada pela história eu fiquei. É muito difícil tem duas pessoas escrevendo mesma narrativa por ais próximo que essas pessoas sejam, porque ninguém tem o mesmo tipo de escrita, mas não tem como alguém de fora dizer onde o Pedro para e o Hugo começa e isso foi incrível. 

Uma das melhores coisas ao se pegar um conto é ver os pequenos detalhes se encaixando e conectando cada história e quando eu peguei O amor nos tempos de #likes para ler pensei que cada história serie completamente desconectada uma da outra, mas fiquei muito feliz em saber que não era o caso. Em cada conto existem pequenos “acenos” para os outros, até mesmo no de Pam que foi o primeiro – ela cita Edu como um de seus amigos do Youtube -, e como leitor isso sempre da aquela sensação de que está tudo completo


Minha nota para o livro em geral foram cinco estrelas. Todos os contos foram muito bem desenvolvidos e todos os casais, apesar de pouco tempo, não me deram impressão de apressados. Espero muito num futuro ver esses quatro booktubers trabalhando juntos novamente e também aguardos seus trabalhos individuas.

Post Comment
Postar um comentário