Top Social

A TRILHA SONORA DE JUNO

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Há muito tempo venho querendo fazer uma espécie de sessão nostalgia aqui no blog, mas me falta criatividade e tempo para organizar as ideias. Eis que nesse final de semana, enquanto vagava por algumas listas de filmes, resolvi que era hora de desenterrar algo do meu baú de lembranças. Claro que esse tipo de postagem não precisa se limitar a filmes, como o título dessa aqui entrega, mas para mim é interessante falar de música + filmes, visto que raramente faço algo nessa linha.

A nostalgia da vez é "Juno", filme de 2008 estrelado por Ellen Page e Michael Cera; uma das produções adolescentes mais honestas que existem no universo cinematográfico. Caso você não saiba do que estou falando, adoraria saber onde você esteve nos últimos nove anos. 

A inesperada gravidez de Juno MacGuff conquistou milhares de pessoas, fazendo-as rir e se emocionar, mas não foi somente roteiro e atuação que agradaram na época, na verdade, a trilha sonora do filme é uma das mais gostosas de se ouvir.
  • Piazza, New York Catcher - Belle & Sebastian

Sabe como a maioria dos filmes têm aquela cena bobinha em que a única coisa na tela é a rotina do casal? Dias no sofá, brincadeiras entre si, beijos roubados, cenas em que os dois correm de mãos dadas sem motivo nenhum e acabam pulando dentro de uma fonte no meio de uma praça histórica... Sempre que fecho os olhos, é o que eu vejo e é essa a música que toca ao fundo.
  • Sea of Love - Cat Power

Entendo completamente se você não gostar dessa música. O ritmo é meio melancólico demais e a letra curta e até mesmo um pouco repetitiva. Mas, para mim, é isso o que a deixa especial. A pessoa que a compôs foi tão honesta e direta na hora de passar a mensagem que desejava e acabou funcionando; todo o significado está ali, basta ouvir com atenção.
  • Tire Swing - Kimya Dawson

Quando ouvi essa música pela primeira vez, fiquei atraída pelo ritmo e pela voz de Kimya Dawson. Na segunda vez, prestei atenção na letra e me deparei com situações engraçadinhas e realistas. A parte que de cara chama atenção é  I'm pretty sure you have a new girlfriend. It's not as if I don't like you. It just makes me sad whenever I see it.
  • A Well Respected Man - The Kinks 


Filmes também costumam ter aquela típica cena em que tudo o que importa é o carro na estrada, a paisagem relativamente morta, o vento batendo no cabelo do motorista usando óculos escuros, um cigarro brincando em seus dedos e uma música tocando no rádio. Bom, essa é a música no rádio. O ritmo é ótimo e a letra é bem diferente do que o título nos faz imaginar. Uma das melhores na trilha sonora. 
  • Anyone Else But You - The Moldy Peaches

Ouviu? Preciso explicar? Mesmo adorando "Juno", Michael Cera nunca foi um dos meus atores favoritos, porém, adoro quando ele canta essa música com Ellen Page no final do filme. A letra é um amor e se encaixou muito bem na trama de Juno. A versão acima não é a original do The Moldy Peaches, mas sim a do filme - que é minha favorita. 


Post Comment
Postar um comentário